1º GBM realiza exposição no Shopping Norte Sul

Campo Grande (MS) – Na Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, o 1º Grupamento de Bombeiros Militar esteve presente no Shopping Norte Sul, realizando a exposição de viaturas, equipamentos, dicas de prevenção a incêndios e atividade com os cães do Projeto Social “Cão Herói, Cão Amigo “.

O evento tem como objetivo a interação entre a sociedade com a profissão bombeiro militar e suas mais variadas áreas de atendimentos. Trazendo assim, um pouco da realidade de forma explicativa e demonstrativa; através de equipamentos, viaturas, ocorrências e terapias com cães. Sendo a última, a grande atração da exposição no shopping, atraindo olhares de adultos e principalmente crianças.

A cianoterapia é uma modalidade de tratamento facilitada por cães onde há uma equipe multiprofissional. Utilizando-o como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e socialização integral, para aqueles que recebem o contato com o animal. Esses cães são dóceis, carinhosos e extremamente amigos das crianças e idosos. Outra característica é possuir inteligência e interação  elevadas com as pessoas; e seu padrão de raça não possui grau de agressividade. Resultando assim, num temperamento e sociabilidade ideais para as atividades terapêuticas.

De modo objetivo, a terapia com Cães tem por oferecer modalidade terapêutica às crianças em idade escolar e idosos institucionalizados nos asilos da capital. Buscando aprimorar a reabilitação e contribuir para melhora da qualidade de vida. Já no âmbito científico, numa perspectiva interdisciplinar, espera-se o desenvolvimento das próprias capacidades físicas, cognitivas, sociais e funcionais do indivíduo, necessárias para seu desenvolvimento global. Assumindo assim, o máximo de independência.