Bombeiros Militares comemoram 30 anos de operação ininterrupta em Fátima do Sul e região

Fátima do Sul (MS) – No último dia 05 de julho de 2018 (quinta-feira), o 10º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, atualmente responsável pelo atendimento aos municípios de Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados e Jatei/MS comemorou 30 (trinta) anos de operação ininterrupta, consolidando mais de 40 (quarenta) mil atendimentos prestados à população, no curso de sua história, seja em ações de prevenção e combate à incêndios urbanos e florestais, em atendimentos pré hospitalares, salvamentos terrestres, aquáticos ou em alturas, em ações de auxílios diversos às comunidades, bem como, em ações de defesa civil.

Este marco histórico foi homenageado com a realização de uma solenidade militar no salão de eventos Mandacaru, visto a sua proximidade com o terreno estadual que sediará a nova sede operacional do 10º SGBM/Ind.

“Atualmente, os bombeiros militares em Fátima do Sul/MS poderão contar, a partir de 2019, com uma unidade operacional moderna e à altura das atuais necessidades vinculadas ao desenvolvimento das atribuições bombeiro militar na região. Trabalho este, fruto do empenho e sensibilidade de diversas autoridades Bombeiro Militar, como o Sr. Comandante Geral, do Governo do Estado de MS, da Prefeitura Municipal de Fátima do Sul, Câmara Municipal de Fátima do Sul e do Poder Judiciário da Comarca de Fátima do Sul/MS. Essa congregação de esforços permitiu essa conquista tão importante ao 10ºSGBM/Ind., sinto-me também honrado de ter contribuído com essa refundação em 2017/2018 desta Unidade Operacional tão importante na história do CBM-MS fundada em 1987/1988.” comenta o Comandante do 10º SGBM/Ind., Major QOBM Leonardo Rodrigues CONGRO.

Durante a solenidade, diversos atos foram realizados.

Após a abertura da solenidade, sob presidência do Sr. Comandante de Bombeiros do Interior, Cel. QOBM ROMERO Inácio de Souza, homenageou-se pessoas da sociedade civil e organizada com o Diploma de Amigo do Bombeiro Militar, no âmbito do 10º SGBM/Ind.., perante a Bandeira Nacional.

Em seguida, foram homenageados os fundadores do 10º SGBM/Ind., tanto os bombeiros militares, autoridades civis à época da construção da atual sede do 10º SGBM/Ind., como também, àqueles que se destacaram contribuindo para a refundação do quartel na nova sede operacional.

Pode-se, durante a solenidade militar, homenagear os bombeiros militares da ativa do 10ºSGBM/Ind., que devido a sua constância e retidão no cumprimento de suas missões, foram agraciados com as medalhas de 20 e 10 anos de bons serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

      De todos os presentes, também diplomou-se os ex-comandantes do 10ºSGBM/Ind. que ao longo do curso da história desta Unidade Operacional, contribuíram sobremaneira com o desenvolvimento das atribuições do CBM-MS na região.

Por fim, um vídeo comemorativo, alusivo à história do 10ºSGBM/Ind. foi demonstrado a todos os presentes, sendo agora divulgado no site institucional do CBM-MS.

A solenidade, que ocorreu ao lado terreno estadual  onde será construída a nova sede do 10ºSGBM/Ind., foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares, bem como, por diversos bombeiros militares de outras OBMs.