Comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente participa do lançamento do Festival Estudantil Temático de Trânsito – Fetran, em Coxim

Coxim (MS) – O Comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (5º SGBM/Ind), Cap QOBM Fábio Pereira de Lima, participou na noite desta última terça-feira (15),  do lançamento da nona edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito – Fetran, etapa Taquari.

 

O Projeto é desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com o Deparmento de Trânsito de Mato Grosso do Sul – Detran, Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania e Prefeitura Municipal de Coxim e busca, por meio das artes cênicas, a formação de cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e de atuarem como agentes transformadores para a construção de um trânsito mais seguro, tendo o ambiente escolar de difusão deste conceito.

O Fetran em Mato Grosso do Sul, é dividido em cinco seletivas regionais – Taquari, Capey, Costa Leste, Morena e Pantanal – com 19 municípios-sedes. Nesta nona edição estão sendo apresentados 223 espetáculos teatrais de 148 escolas que representam 38 municípios de Mato Grosso do Sul. Na etapa final, 15 espetáculos escolhidos pela Comissão Julgadora participam da final estadual, em Campo Grande, de 15 a 17 de outubro, concorrendo a uma vaga na etapa nacional, em Brasília.

 

Compuseram o dispositivo da cerimônia o prefeito de Coxim, Aluizio São José; o superintendente regional substituto da PRF, inspetor Augusmar Vieira Melo; chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (GETRAN) da PRF-MS, Délcio Delmar Buss; o presidente da Câmara de Vereadores de Coxim, vereador Vladimir Ferreira; a secretária municipal de Educação, Raquel Singh; o comandante do 47º Batalhão de Infantaria, Coronel Everton Lauriano Pedro; o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Major Luiz Cesar de Souza Herculano; o Comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, Capitão Fábio Pereira de Lima; o Prefeito de Rio Verde de MT, Mario Krueger e a secretária de Educação de Rio Verde do MT, Ana Andrade da Conceição. Estiveram presentes ainda, o vice-prefeito Edvaldo Bezerra, a inspetora da PRF de Campo Grande Deborah Lúcio, o inspetor da PRF de Naviraí, Glaucio José Dalla Corttsella, a professora Cristina Dalva Ouriveis Maciel de Moura, gestora de artes da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), o diretor de Ensino do IFMS campus Coxim, professor Paulo Viana, o gerente municipal de Trânsito de Coxim, Anacleto Sobrinho, o comandante do Grupamento de Trânsito do 5o BPM, sargento Wisenfad, o diretor da escola municipal William Tavares, professor Claydson de Almeida Cardoso, e o inspetor do Fetran em MS, inspetor do GETRAN da PRF-MS, Fábio Sodré.

De Coxim participam as escolas estaduais Pedro Mendes Fontoura, Silvio Ferreira, escolas Municipais William Tavares, Maria Lúcia Batista, Marechal Rondon – Polo, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MS – campus Coxim. De Rio Verde de MT, participam as escolas municipais José Duailibi, Professora Mariza Ferzelli, Professor Aurelino Ataíde de Brito, Crescêncio de Abreu, Doutor César Galvão e escola estadual Thomaz Barbosa Rangel.

Fábio Sodré, inspetor e chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal em MS diz que o objetivo principal do Fetran é a conscientização: “A segurança no trânsito está pautada em três pilares: a educação, a engenharia e a fiscalização. Nestes três pilares, a educação, que é a conscientização, é o mais importante, porque mesmo que você esteja em condições adversas, de repente, a via não esteja bem sinalizada, pode acontecer uma pane imprevisível no seu veículo, mas se a pessoa estiver com segurança, numa velocidade adequada, o acidente não vai acontecer. Por isso, o objetivo principal da Fetran é a conscientização, a mudança de comportamento”.

Délcio Delmar Buss, inspetor da PRF, fala sobre o trabalho da PRF com a sociedade: “É de vital importância a parceria da PRF com a sociedade, com todos os cidadãos, principalmente, com os municípios, que tem vários problemas de trânsito e, muitas vezes, não tem esse apoio e a PRF, com certeza, está aí para juntos transformarmos o trânsito que está tão caótico”.

“Através da educação que conseguimos fazer a mudança de pensamento da população. O nosso lema é ‘transformando atitudes para salvar vidas’. De nada adianta o cidadão ter consciência, saber as leis de trânsito, se não as cumpre. A conscientização é muito importante, mas as pessoas têm que fazer a parte delas para que o trânsito seja mais seguro”, resume ele.

O Comandante do 5º SGBM/Ind, Cap Fábio, falou sobre a importância de estar presente neste tipo de evento, pois, a conscientização de jovens e crianças com relação às regras de convivência no trânsito, reduzirá o número de acidentes e vítimas, onde todos são responsáveis, tanto condutores como pedestres.