9º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Caarapó participa da campanha Maio Amarelo

Caarapó (MS) – O 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Caarapó participou durante toda a semana do Movimento Maio Amarelo, uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras. Efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A campanha usa a cor amarela por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. A expectativa é que o movimento tenha proporções similares à Semana Nacional do Trânsito, através da realização de eventos, ações, palestras, comemorações e trabalhos educativos para ajudar na educação no trânsito do país.

Em Caarapó, o Corpo de Bombeiros já realizou diversas atividades, dentre as quais, blitz educativa no trânsito, caminhada educativa com as crianças das creches do município, além de palestras para alunos de 10 a 13 anos de idade nas escolas da rede pública, com a participação de mais de cem estudantes.

Junior2

A prevenção de acidentes foi o foco principal das palestras. Destacou-se que para ocorrer mudanças no quadro atual de vítimas do trânsito, é preciso mudança de atitude por parte dos pedestres, ciclistas, passageiros e condutores. Somente desta forma é possível preservar vidas. Também foi salientada a importância do uso de equipamentos de segurança, tais como capacete, cinto e cadeirinhas para crianças. Outras orientações como não dirigir após o consumo de álcool, o respeito às faixas de pedestre, ao idoso e portadores de necessidades especiais também foram debatidas nas palestras.

Junior1