Corpo de Bombeiros Militar forma 14 novos mergulhadores de resgate

Dourados (MS) – Mais de cem pessoas acompanharam, na manhã da última quinta-feira (10), no Balneário Municipal de Jardim – MS, a formatura do Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (CMAUT).

O curso, com duração de 45 dias e carga horária de 305 horas aulas, teve por objetivo habilitar bombeiros militares a exercerem funções precípuas de mergulhador de resgate, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais necessárias para atuar no serviço de busca e resgate subaquáticos.

A execução do curso ficou a cargo do 2º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em Dourados – MS, onde foi realizada a maioria das instruções teóricas e práticas.

Os alunos realizaram mergulhos em distintos ambientes aquáticos: rios, lagos, lagoas, pedreira e represa. Destaque para os mergulhos na pedreira de Dourados, com profundidade de 26 metros e a lagoa misteriosa, em Jardim-MS, onde os alunos atingiram 36 m durante o mergulho de qualificação.

O mergulho de resgate é uma atividade do Corpo de Bombeiros Militar extremamente técnica e arriscada. Durante o curso, várias possíveis situações de emergência foram simuladas. Destaque para o enrosco de um mergulhador em ambientes aquáticos sem visibilidade, redemoinhos e subidas de emergência com abandono do equipamento.

Dos dezenove militares que iniciaram o curso, quatorze concluíram todas as etapas até a certificação. Esses estão lotados nos seguinte municípios do Estado: Aparecida do Taboado, Bataguassu, Campo Grande, Maracaju, Naviraí, Sidrolândia e Três Lagoas.