Corpo de Bombeiros Militar, participa do lançamento do projeto Patrulha Mirim da Policia Militar de Mato Grosso do Sul, em Coxim.

Coxim (MS) – O Subcomandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (5º SGBM/Ind), 2º Ten Rodrigo Alves Bueno, participou na manhã desta última quarta-feira (18), do lançamento do Projeto Patrulha Mirim, da Policia Militar de Mato Grosso do Sul, que será implantado através do 5º Batalhão de Policia Militar de Coxim.

O Projeto Patrulha Mirim já se encontra em funcionamento em algumas unidades da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, com denominações semelhantes, porém que na sua essência busca enfatizar a necessidade do trabalho de prevenção da dignidade das crianças e adolescentes, visando conscientizá-los da sua importância para o desenvolvimento das ações da Segurança Pública, bem como o desenvolvimento do caráter e da cidadania.  No período de 10 (dez) meses anual, os patrulheiros mirins recebem instruções e participam de ações socioeducativas que proporcionarão à criança e o adolescente engajados, a possibilidade e oportunidade de mudar o quadro em que se encontram através do desenvolvimento de suas potencialidades, da integração à comunidade, aquisições de hábitos saudáveis, aquisição de conhecimentos técnicos e práticos necessários à vida sadia em sociedade, desenvolvendo hábitos que colaborem com os propósitos de justiça, cidadania e bem estar da comunidade. E principalmente, prepará-los e incentivá-los para a formação de futuros profissionais e principalmente instruindo os a ficarem longe das drogas e da violência através de aulas e palestras específicas sobre o tema.

O prefeito Aluizio acredita na importância de ações como esta para um futuro promissor para os jovens coxinenses. “A Polícia Militar nos apresentou o projeto a fim de formalizarmos a parceria para que possamos instituir esse novo programa social na nossa cidade. Ele tem como objetivo instruir as crianças com ensinamentos morais, cívicos e valores do dia-a-dia para que elas possam crescer e ser cidadãos do bem. A Prefeitura está avaliando as condições e deverá anunciar junto com a Polícia Militar, em breve, mais essa grande parceria em prol das crianças e adolescentes, que precisam tanto de nossa atenção”, ressalta.

 

O Comandante do 5º BPM, Major Luiz César de Souza Herculano, salientou que, “A Polícia Militar tem preocupação com o preventivo, neste sentido, os projetos sociais vêm a  conscientizar os adolescentes para que sejam cidadãos de bem. Nos locais onde existe a Patrulha Mirim, já estamos colhendo frutos, com jovens entrando na instituição, nas faculdades entre outros locais. Assim, a parceria é fundamental para o melhor andamento do programa”

Participaram da reunião além do Subcomandante do 5º SGBM/Ind, 2º Ten Rodrigo Alves Bueno, o prefeito municipal, Aluizio São José, presidente da câmara, Vereador Vladimir Ferreira, Secretária de educação, Professora Raquel Singh, a Sub Ten PM Fátima Inês Rodrigues de Brito coordenadora do projeto, o Professor Alessandro Arguelho Souza, representando a coordenação regional de educação, o Sr. Celso Rodrigues da Silva e a Patrulheira Mirim Naiara Lima Cordeiro. Assessoria de Comunicação Social-5ºBPM/Pref/Coxim e demais autoridades.