Militares do 2º GBM recebem capacitação do CEREST

Dourados  (MS) – Nesta quinta-feira (08), equipes do 2º Grupamento de Bombeiros Militar, que atendem variadas emergências na região da Grande Dourados, receberam instruções do Centro Regional de Referência a Saúde do Trabalhador- CEREST.

Diante de algumas ocorrências se torna de grande importância realizar o levantamento das maiores incidências de doenças ou tipos de acidentes relacionados ao trabalho, bem como elaborar ações de combates a essas doenças e ter como base para criação de novos programas voltados para trabalhadores.

As instruções abrangeram acidentes de trabalho grave e as portarias 204 e 205 do Ministério do Trabalho, foram ministradas pela Sra. Loreta Lacerda Cáo  Toffano, enfermeira do Cerest – Centro Regional de Referência a Saúde do Trabalhador, acompanhada da Sra. Alessandra de Jesus da Silva Santos, psicóloga do Cerest.

O objetivo foi de interagir com os profissionais, Bombeiros Militares, que realizam o primeiro atendimento em acidente de trabalho, conforme portarias 204 e 205 do Ministério de Saúde, ficando expostos à materiais biológicos, acidente de trabalho grave, intoxicação exógena, Câncer ocupacional, dermatose ocupacional, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconiose, transtorno mental relacionado ao trabalho e LER/DORT. Foi debatido que os próprios bombeiros podem estar realizando suas notificações ou procurando o Cerest para realiza-las quando sofrer ATG – Acidente de trabalho Grave ou qualquer doença ocupacional.

Foi estabelecido uma parceria que nos casos de óbitos de trabalhadores atendidos pelos Bombeiros Militares serão informados imediatamente ao Cerest para realizar a investigação dos mesmos.