2º Grupamento de Bombeiros Militar em Dourados comemora 42 anos

Dourados  (MS) – Nesta quinta-feira (08), militares  do 2º Grupamento de Bombeiros Militar, comemoram quarenta e dois anos de serviços prestados à sociedade douradense, foi inaugurado em 08 de novembro de 1976, a unidade militar foi construída em um terreno doado pelo Sr. Emídgio Rosa, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1167. Na época contava com um efetivo de 41 (quarenta e um) Bombeiros Militares, tendo como primeiro Comandante o 1º Tenente PM Jonas Paes da Silva possuindo uma frota de três viaturas, sendo: 01 (uma) de combate a incêndios, 01 (uma) caminhonete C-10 para salvamento e 01 (um) Jeep utilizado nos serviços administrativos, sua área de atuação estendia desde Rio Brilhante (em Maracaju) e Rio Santa Luzia (em Nova Alvorada do Sul) até ao Rio Paraná (em Itaquirai) – MS.

Atualmente possui um efetivo de oitenta e sete militares comandados pelo Tenente Coronel Flávio Pereira Guimarães, uma frota de 14 (quatorze) viaturas, sendo 02 (duas) de combate a incêndios, 02 (duas) de salvamentos, 04 (quatro) de resgate e atendimento pré-hospitalar, 03 (três) motos operacionais para atendimentos emergenciais e 03 (três) administrativas. Tem como área de atuação o município de Dourados, Itaporã, Douradina, Laguna Carapã e seus distritos.

Possui duas Subunidades operacionais sendo uma na sede do 2º GBM e outra para atendimento exclusivo ao Aeroporto Regional de Dourados. Há a previsão de inauguração de uma nova Subunidade Operacional localizada na região leste de Dourados com data prevista até final do mês de novembro/2018.

Dentre as principais atividades realizadas pelo 2º GBM destacam-se: os trabalhos de prevenção contra incêndio e pânico em estabelecimentos públicos e privados, resgates de pessoas e animais, proteção ao patrimônio, combate a incêndios urbanos e florestais, salvamentos diversos, mergulho, palestras, entre outras.

Este ano o 2º GBM realizou o Curso de Especialização de Mergulho Autônomo de Resgate – CMAUT, onde foram formados 14 (quatorze) novos mergulhadores oriundos de unidades Bombeiros Militares do estado de MS, com competência técnica e profissional para trabalhos em ambientes subaquáticos adversos e com alto risco de atuação nos serviços de Busca e Resgate de pessoas e bens.

No ano 2017 atendeu 6.500 ocorrências, sendo 2.409 atendimentos pré-hospitalares, 434 incêndios, 198 operações de busca e resgates (salvamento), 927 prevenções e 597 vistorias técnicas operacionais.