Militares do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim, recebem Homenagem no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Coxim (MS) – O Comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, Cap Fábio Pereira de Lima e o Cb Luciclei Silva Lima, receberam na manhã deste sábado (02), na Sede do 14º Batalhão de Bombeiros Militar em Xanxerê-SC, a Medalha do Mérito Cinotécnico, oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catariana.

A medalha do mérito cinotécnico do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foi instituída para agraciar cinotécnicos do CBMSC, que atuam há mais de 10 anos na atividade de cinotecnia, cães certificados no momento da sua retirada do serviço ativo, cinotécnicos e personalidades que contribuíram com esta atividade em Santa Catarina.

O comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, major BM Walter Parizotto, explica que esta é a segunda edição da entrega de medalhas, sendo que no último ano foram homenageadas as pessoas de Santa Catarina que fizeram a história da cinotecnia na última década, neste ano a homenagem é para as pessoas do Brasil inteiro, que nos últimos anos têm trabalhado a cinotecnia, fortalecendo mundialmente o que há dez anos não existia.  “Esta é uma cerimônia importante porque os alunos que saíram daqui, têm se destacado Brasil a fora. Esta é a única medalha no Brasil, única e exclusivamente focada para a atividade de cinotecnia”.

“Hoje entregamos mais algumas medalhas, como dever, para algumas personalidades que ao longo dos 15 anos de existência da atividade em SC contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da atividade no Estado.

Assim fica nosso imenso agradecimento, aqueles que nos ajudaram ao longo de todos esses anos, que essa medalha, a qual com muita honra lhes entregamos hoje, possa ser ostentada com orgulho e como prova da nossa gratidão.

Não somos, nem nos consideramos melhores do que ninguém, temos um método que traz bons resultados. O melhor método de adestramento é aquele que dá certo, independente da forma como se desenvolve.

Somos um estado que tem um profundo respeito pela atividade e por seus cães isso deve-se principalmente porque somos o Estado brasileiro mais castigado pelos desastres naturais, o que faz com que nosso volume de ocorrências com emprego de cães seja o mais elevado do país, com isso a esperança dos catarinenses está nos focinhos frios e coração quentes dos nossos cães”.

O reconhecimento aos binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, veio através dos trabalhos realizados na área ao longo dos anos, e pelos referidos militares através dos seus Binômios, Cap Fábio e o Pastor Belga Duke, CB Luciclei e a Labrador Retriever Cindy, terem sido certificados pela Organização Internacional de Cães de Resgate – IRO, em abril de 2017, em Xanxêre – SC,  já o 5º SGBM/Ind, em Coxim, tem se destacado no cenário, pois é a unidade pioneira no estado, nessa modalidade de busca (venteio), iniciando o trabalho com cães no final do ano de 2011 através de uma viagem de estudos realizada nos canis do Corpo de Bombeiros e Policia Militar da cidade de São Paulo. De lá para cá os militares envolvidos no projeto se capacitaram através de cursos, construíram um canil físico, adquiriram cães e hoje conta com 3 binômios, ou seja, 3 cães com seus respectivos condutores, sendo que 2 cães já estão aptos para buscas e recentemente ganhou reforço, com a vinda do novo Comandante da unidade Cap Fábio, primeiro Oficial do estado com especialização na área.

O comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, major BM Walter Parizotto, parabenizou os militares do CBMMS proferindo algumas palavras:

“Senhores, quero parabenizar o Cap Fábio, o qual o conheço desde 2º Ten, acompanhei a sua luta, as vitórias, os atrasos, as decepções e a sua evolução técnica e profissional e agora suas conquistas. O Cap Fábio é exemplo de como a fé e a persistência valem a pena, precisamos olhar a vida sempre de trás para a frente, do produto ao processo, não se faz pão sem esmagar o trigo, o sucesso é o somatório das vezes em que pensamos em desistir e não desistimos dessa idéia. Nesse momento da tua história Fábio, você está fazendo bem ao povo do MS que conta com uma estrutura especializada e tecnicamente pronta e a todos nós que de tijolo em tijolo vemos essa atividade crescer no país. A você e tua equipe minha continência”.

“Obrigado amigos, vocês ajudaram a construir a nossa história”