10° SGBM/Ind de Fátima do Sul realiza Instrução de Tropa Pronta (ITP) de Salvamento em Matas e Cerrados, sendo a primeira instrução do ano.

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 27, 2019 as 23:54 | Voltar

(Fátima do Sul – MS) - No dia 22 de fevereiro de 2019 (sexta-feira), todo o efetivo operacional do Corpo de Bombeiros Militares de Fátima do Sul (10° SGBM/Ind) realizou instrução sobre Salvamento em Matas e Cerrados. O treinamento foi realizado das 08h00min às 11h00min, com aula teórica e prática realizada no Horto Florestal do Município.

Esta foi a primeira Instrução de Tropa Pronta (ITP) do ano de 2019, com o objetivo de manter o nivelamento técnico de todos os militares para a atuação em ocorrências dessa natureza.

O treinamento foi aplicado pelo 1° SGT BM WILLIAN do 2° GBM e trabalhou diversos assuntos como: as fases de uma busca em matas e cerrados, os tipos de vítimas e suas reações ao se perderem em matas e técnicas de busca. Na parte prática a guarnição precisou encontrar uma vítima perdida dentro de uma mata fechada, utilizando as técnicas de quadrado crescente e busca retangular (técnica pente fino).

Este tema foi escolhido para a instrução devido a ampla área de atuação do 10º SGBM/Ind, abrangendo os Municípios de Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados, Jatei/MS e seus respectivos distritos, principalmente por se tratar de uma área com grande número de propriedades rurais e matas.

Devido às peculiaridades deste ambiente, é necessário o aprimoramento constante dos Bombeiros Militares nas técnicas de salvamento em matas e cerrados, pois assim conseguirão prestar um atendimento de máxima qualidade à sociedade.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.