Campo Grande, MS – O Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas (Nefau) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está conduzindo o II Seminário Anual do PELD Fogo Pantanal nos dias 11 e 12 de dezembro. Este evento, que começou ontem e termina hoje, é focado em discutir os impactos do fogo e das inundações no Pantanal Sul-Mato-Grossense.
Realizado no Auditório INBIO, CPBIO, Bloco 18, na UFMS Campo Grande, e também disponível online, o seminário reúne especialistas, acadêmicos e interessados para compartilhar resultados parciais de pesquisas e discutir estratégias futuras para a conservação e manejo sustentável do Pantanal.
O evento é organizado por Tamires Soares Yule, técnica e pós-doutoranda do Peld Fogo Pantanal/UFMS, destacando a importância da liderança acadêmica e técnica na condução de tais iniciativas.
Durante o seminário, são abordados diversos tópicos, incluindo os efeitos do fogo em diferentes espécies, ecossistemas e práticas de manejo agrícola e pecuário. O objetivo é fomentar um entendimento mais profundo dos desafios ambientais enfrentados no Pantanal e desenvolver abordagens eficazes para mitigar esses impactos.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) valoriza e apoia eventos como o Seminário do PELD Fogo Pantanal, reconhecendo a necessidade de compreender e administrar os impactos ambientais no Pantanal. A colaboração entre instituições acadêmicas e órgãos governamentais é essencial para assegurar a proteção ambiental e a sustentabilidade na região.
O CBMMS parabeniza os organizadores e participantes do II Seminário Anual do PELD Fogo Pantanal pelo seu compromisso com a pesquisa e conservação do Pantanal Sul-Mato-Grossense, um ecossistema crucial para a biodiversidade e sustentabilidade ambiental.
Sobre o PELD Fogo Pantanal: O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld Fogo) é uma iniciativa do Nefau/UFMS que se concentra no estudo dos impactos do fogo no ecossistema do Pantanal, visando desenvolver estratégias para o manejo sustentável e a preservação da biodiversidade.