12º Subgrupamento de Bombeiros Militar forma 1100 alunos no projeto “Bombeiros na Escola”

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, dezembro 4, 2018 as 11:53 | Voltar

Mundo Novo (MS) – O Corpo Bombeiros Militar em Mundo Novo (12º SGBM/Ind) concluiu o ciclo do projeto “Bombeiros na Escola: Prevenção e Cidadania”, referente ao ano de 2018, com formaturas nos quatro municípios atendidos: Mundo Novo, Japorã, Eldorado e Iguatemi.

Este é o terceiro ano de realização do projeto, que abrangeu 38 turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, em 17 escolas municipais, estaduais e particulares dos municípios citados, totalizando mais de 1.100 alunos participantes. Duas das escolas atendidas são localizadas em aldeias indígenas (Cerrito, em Eldorado, e Porto Lindo, em Japorã), totalizando quase 150 alunos indígenas, que recebem os mesmos ensinamentos das escolas urbanas.

As aulas do projeto foram desenvolvidas de março a outubro de 2018, num total de 15 horas, e são voltadas a prevenção de acidentes escolares, domésticos e de trânsito; prevenção e combate a princípios de incêndios; noções de primeiros socorros; ética, respeito nas relações interpessoais e cidadania.

Para mais um ano de êxito, além do empenho da corporação e de seus militares, o projeto contou com o apoio das administrações municipais, dos diretores, coordenadores, professores e corpo técnico das escolas atendidas.

Os eventos de formaturas contaram com a participação das autoridades municipais, diretores, professores e pais de alunos. Os formandos realizaram demonstrações práticas dos ensinamentos recebidos, prestaram o juramento do projeto e receberam um Certificado, como forma de reconhecimento pela dedicação nas aulas. Houve ainda o sorteio de vários brindes aos alunos, dentre os quais 5 (cinco) bicicletas aro 26, graças ao apoio e doação voluntária de diversos empresários dos 4 municípios.

Um fato marcante, para concretizar o sucesso do ano letivo, foi o depoimento emocionado de uma avó, durante a formatura em Eldorado, onde relatou que seu neto, aluno do projeto, salvou a vida de um bebê, vítima de engasgo com alimento, sem conseguir respirar. Diante da situação, o jovem Ryan assumiu o controle com tranquilidade, acalmando os familiares, e tomou a criança em seus braços. Realizou as manobras de desobstrução de vias aéreas corretamente e desengasgou o bebê, entregando-o a sua avó, já sem risco de vida.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.