Maracajú (MS) – O 13º Subgrupamento de Bombeiros Militar, em parceira com o projeto Ação Jovem da Prefeitura Municipal de Maracajú-MS, mobilizaram-se para ação contra o Aedes Aegypti.
Na ação, foram mobilizados todo o efetivo bombeiro militar e em torno de 70 (setenta) jovens com o objetivo de plantar e distribuir sementes da espécie Crotalia Juncea L. A planta, quando adulta, atrai uma espécie típica de libélula, que é um inseto predador do mosquito da Aedes.
Foram plantadas crotalárias no entorno de todo o 13º SGBM Indep. e em todas as escolas públicas estaduais e municipais, bem como, na sede do Projeto Ação Jovem. Também, aproveitou-se para realizar um mutirão de limpeza nas dependências do quartel e para se distribuir à população sementes da planta.
Estudos comprovaram que a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula já adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.
As ações ocorreram na tarde do dia 26 de fevereiro de 2016, no entendimento do comandante do 13º SGBM Indep., Major BM Leonardo CONGRO, esta ação promove diversas melhorias locais, que vão desde o aumento da autoproteção comunitária contra as epidemias atuais que assolam o país, bem como, melhor proteção a incolumidade das pessoas e a conscientização para fins de proteção da flora local.