5° Grupamento de Bombeiros realiza ITP na FIBRIA

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 22, 2016 as 15:19 | Voltar

Três Lagoas (MS) – O efetivo operacional do 5° GBM, incluindo oficiais e praças e cumprindo o cronograma de ITP, que traz para o mês de junho o tema combate a incêndios em indústrias, recebeu, no dia de ontem (21), no período das 08h00min às 16h00min, palestras na FIBRIA, a maior produtora de celulose de eucalipto do mundo localizada no município de Três Lagoas. Palestras estas relacionadas a procedimentos de segurança, planos de emergência e evacuação, assim como, o conhecimento das periculosidades que envolvem aquele complexo fabril, ficando cada palestrante aberto a sugestões e críticas.

IMG-20160622-WA0017

Os bombeiros militares também acompanharam a execução do Plano de Evacuação, realizado uma vez ao ano, desta vez juntamente com um Simulado Prático envolvendo Atendimento Pré-Hospitalar de vítimas em Caldeira. Nessa fase da ITP, os bombeiros militares tiveram a oportunidade de trocar experiências, analisar os procedimentos executados e apontar sugestões aos brigadistas envolvidos.

IMG-20160622-WA0032

Realizaram as palestras além da FÍBRIA, a INTERNATIONAL PAPER, produtora de papel que tem a FIBRIA como cliente único no fornecimento de celulose; a AKZO NOBEL que fornece produtos químicos utilizados para branqueamento de celulose; a OMYA, fornecedora de carbonato de cálcio precipitado utilizado na fabricação do papel para a International Paper; e a WHITE MARTINS, fornecedora para a Fibria do oxigênio utilizado no processo de pré-branqueamento da celulose. Essas empresas, além de seus procedimentos de segurança e emergência apresentaram também os seus princípios organizacionais.

-45465858145841__558x313-ARGB_8888-1718525439

Segundo o comandante do 5° GBM essa instrução é  importantíssima, pois possibilita o nivelamento de conhecimentos e a troca de experiências, principalmente aos novos soldados que participam agora da realidade do município de Três Lagoas e tem a oportunidade de conhecerem o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que envolvem fábricas, empresas e órgãos públicos, no qual o 5° GBM é quem aciona a sua atuação.

Devido a política de proteção de segredo industrial da fábrica não foi autorizado fotografar o simulado prático nem as suas instalações internas. 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.