Porto Murtinho (MS) - O 14º SGBM/IND./CBM-MS atendeu desde ultimo sábado (01) até terça-feira (04) uma ocorrência de grande vulto, envolvendo Incêndio Florestal que se alastrou por diversas fazendas do Pantanal. A Guarnição foi acionada no sábado, e teve de se deslocar aproximadamente 170 km em área rural com difícil acesso. Segundo trabalhadores de uma das fazendas, o fogo teria sido provocado por um raio no topo do morro Papagaio, e se alastrou atingindo áreas de campo.
O incêndio atingiu duas fazendas, porém, mobilizou 09 (nove) fazendas com fornecimento de maquinaria e pessoal, na qual foram disponibilizado 21 (vinte uma) maquinarias entre esteira, trator traçado, trator para transporte de pessoal e combustível, caminhonetes e 50 (cinquenta) trabalhadores para auxiliar no combate direto. A área atingida foi de aproximadamente 5.500 ha, e a extensão da linha do fogo na marraria atingiu 7,5 km. O incêndio só terminou após 03 (três) dias de combate, com a chegada de uma frente fria e chuva.
Nessa época do ano, pelo calor extremo e baixa umidade, a vegetação do pantanal fica muito seca, sendo propicio para eventos de incêndios, ocasionado tanto por fenômenos naturais como raio ou própria ação do homem.
Publicado por: