Militares do 3° Grupamento de Bombeiros foram homenageados na manhã desta última sexta-feira (11) no 17° Batalhão de Fronteira Antônio Maria Coelho, em Corumbá. Para esta ocasião dois Bombeiros Militares participaram das operações de mergulho para busca de equipamento submersos, um motor de popa, que se soltou da embarcação do Exército Brasileiro.
A operação de busca foi acompanhada pelo comandante do 3°GBM, TC. BM Alencar, o qual destacou a importância da cooperação interinstitucional entre as organizações militares.
De acordo com o 3° SGT BM Lima, mergulhador de resgate, a técnica utilizada foi a de varredura com cabo de aço, o motor de popa 40HP foi encontrado após três dias de buscas. O motor da embarcação teria se desprendido durante o deslocamento e missão do Batalhão, de acordo com relatos no dia do incidente ventava muito e formava grandes ondas.
As buscas se concentraram em um raio de duzentos metros ao redor do suposto ponto onde teria submergido o material, durante as buscas o SD Gustavo observou a importância de que todos os materiais a bordo de uma embarcação leve para transporte rápido, devem de estar amarrados de forma que facilite a localização dos mesmos após um naufrágio.