1º GBM realiza levantamento semestral e chega à marca de 4.381 procedimentos

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 15, 2018 as 06:29 | Voltar
Foi realizado no mês de junho, o levantamento de atendimentos no primeiro semestre do ano de 2018, relativo às ocorrências do 1º Grupamento de Bombeiros Militar; nas áreas de salvamento, resgate, incêndio e auxílio à comunidade.

O quartel do 1º GBM, carinhosamente chamado como “Gbzão, é a sede do comando do Grupamento, sendo o primeiro o quartel do Estado, recheado de histórias e tradição. Com isso, com passar dos anos, foi ampliando a sua demanda de atendimento na região sul da capital. Ampliando desse modo, não só atendimento e a área, mas também os números de quarteis. Totalizando atualmente seis OBM’s, sendo as seguintes: Costa e Silva, Guanandy, Moreninhas, Tijuca, Aeroporto (Infraero) e Nova Alvorada do Sul.

Atualmente, o 1º Grupamento de Bombeiros Militar, é a maior unidade da corporação em várias vertentes. Dentre elas, podemos destacar, o número de efetivo no total de 230 militares; e o número de atendimentos realizados à sociedade, totalizando números expressivos de 4.381 procedimentos em seis meses.

Conforme levantamentos realizados do 1º semestre de 2018 em todas unidades que congregam o 1º GBM, o quartel da Costa e Silva, obteve um total de 1786 procedimentos realizados, destacando-se nas ocorrências de acidentes de trânsitos com 473 atendimentos, emergência clínica com 355 atendimentos e incêndio em edificação com 45 atendimentos.

O quartel do Tijuca por sua vez, realizou 820 procedimentos no 1º semestre de 2018. Destacando – se nas ocorrências de emergência clínica com 383 atendimentos, acidente de trânsito com 223 atendimentos e tentativa de suicídio com 18 atendimentos.

Já o quartel do Guanandy realizou um total de 568 atendimentos, destacando –se nas ocorrências de incêndio em vegetação com total de 141 ocorrências, corte de árvore com um total de 52 e resgate de animais com total de 32 atendimentos.

Fechando a área da região sul na capital, temos o quartel da Moreninhas, totalizando 526 procedimentos, destacando– se em ocorrências de combate a incêndio em vegetação com 105 ocorrências, corte de árvores com total de 44 ocorrências e emergência psiquiátrica com total de 41 ocorrências.
Fazendo parte dos conjuntos de unidades que forma o 1º GBM, temos a unidade mais afastada da sede do comando: o quartel de Nova Alvorada do Sul. Fundado a pouco mais de um ano, teve números pequenos se comparado à capital, mas grande se comparado ao interior. Totalizando 584 ocorrências vem se destacando em ocorrências de proteção local público com 132 ocorrências, emergências clínicas com 95 ocorrências e incêndio em vegetação com 65 ocorrências.

Por fim, o Comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Waldemir Moreira Junior agradece a todos os militares sob seu comando, que desempenharam as suas respectivas funções no 1º semestre, e enfatiza ainda mais o 2º semestre visando a melhoria na prestação de serviço à sociedade.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.