Três Lagoas (MS) – O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) aplica, nesta semana (de 14 a 17), Teste de Aptidão Física – TAF a todo o seu efetivo, objetivando assegurar ao homem o bom preparo físico e mental para o desempenho das missões bombeiro militar. Um instrumento também capaz de desenvolver a melhoria dos padrões de eficiência das unidades operacionais.
Os bombeiros militares primeiramente apresentam um atestado médico comprovando que estão aptos a realizar atividades físicas e, em seguida, são submetidos a avaliações que englobam exercícios, como: Corrida de 12 minutos, abdominal, flexão de braços, flexão na barra fixa e natação.
A Educação Física é uma atividade fundamental ao Bombeiro Militar, e deve ser realizada regularmente de modo a proporcionar um condicionamento físico ideal que o leve ao desempenho de suas funções em segurança e transmita confiança. Assim sendo, as atividades de bombeiro demanda esforço físico contínuo, o que faz resultar no homem o desejo da prática continuada de exercícios físicos, o que deve ser fomentado em nível de cultura profissional impulsionada pelo amor à vida.
Portanto, a multiformidade de ambientes em que são compelidos os bombeiros militares em razão do ofício os induz à necessidade de obter um condicionamento físico satisfatório, que possibilite agir em situações e meios diversos, com destreza, agilidade e habilidade no cumprimento da missão de vidas alheias e riquezas salvar.