2º Grupamento de Bombeiros Militar em Dourados-MS Orienta Sobre Período de Estiagem

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 11, 2017 as 14:18 | Voltar

O período de estiagem tem início no mês de maio e vai até o final do mês de setembro, com a redução das chuvas neste período, ocasionado a maioria das queimadas, intencionais ou não, devido as condições climáticas, o que deixa a vegetação mais propicia para a queimada, devido à baixa umidade, ventos fortes, as vegetações secas e a variação de temperatura, tais queimadas, podem ocasionar várias doenças, em especial na população mais vulnerável às doenças respiratórias (crianças e idosos).

Vale a pena lembrar, que atear fogo em locais impróprios é CRIME e ainda passível de multas, de acordo com o previsto na Lei de Crimes Ambientais, em Dourados o IMAM é o órgão responsável por essa fiscalização. Diante da pratica ilegal de muitos moradores em queimar folhas, galhos de árvores, lixo e até mesmo terrenos baldios inteiros, com a intenção de “limpar” a área, acabam causando transtorno para a população nas proximidades.

O 2ºGBM orienta através do Plano de Operações nº 002/2017, que a pratica de realizar queimadas para limpeza, podem sair do controle e se transformar em um incêndio em vegetação e até mesmo atingir residências próximas e ainda, que, os proprietários de lotes nas áreas urbanas vagos e/ou baldios, tem a obrigação legal de mantê-los limpos durante o ano todo.

Mais saúde, menos queimada! Fogos em terrenos baldios, na área urbana ou rural sem autorização é CRIME, denuncie 3428-4970 (IMAM de Dourados-MS).

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.