3° Grupamento de Bombeiros Militar em Corumbá contêm vazamento de amônia em fábrica de cerveja

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 9, 2017 as 11:30 | Voltar

Corumbá (MS) – Durante a tarde dessa quinta feira  o 3° Grupamento de Bombeiros Militar foi acionado por moradores do bairro Cervejaria, município de Corumbá.  A população alegava o desconforto respiratório, cefaleia e irritação nos olhos. A guarnição do 3° GBM esteve no local e foi constatado o vazamento de gás amoníaco, de acordo com relatos dos operários da fábrica, o vazamento ocorreu após ter sido realizado um corte com uma cerra poli corte no cilindro do gás.

O gás amônia considerado altamente irritante, sendo um dos gases inorgânicos mais utilizados pela indústria química na fabricação de fertilizantes, nitratos, ácido nítrico, explosivos, plásticos, produtos têxteis, agente refrigerante em sistemas frigoríficos  e outros processos similares. É um gás de alta solubilidade em água por isso seus efeitos são vistos primeiramente nas áreas úmidas como olhos, orofaringe, epitélio e mucosa do trato respiratório.

Nesta fábrica de cerveja o gás amoníaco é utilizado na refrigeração, durante o processo de industrialização da bebida, e de acordo com informações do proprietário da fabrica, o que estaria vazando seria apenas o resíduo do gás que teria ficado no sistema de tubulações interligadas ao cilindro. Atualmente a fábrica esta desativada e os operários estariam realizando a retirada de todas as maquinarias e desmontagem dos equipamentos, para posteriormente serem transportados à cidade de Toledo no Paraná.

Após o vazamento os operários foram removidos da indústria assim como todos os moradores da região em um raio de 200 metros. As equipes do 3° GBM iniciariam os trabalhos de contenção do vazamento, com EPI’s nível C e A , trata-se de uma roupa capsulada totalmente vedada, e com um sistema respiratório autônomo.

Devido ao difícil acesso ao ponto do vazamento e a pressão positiva no orifício, os trabalhos avançaram a noite toda, somente às 02:30hrs. da madrugada desta sexta feira, os militares do 3° GBM conseguiram   realizar a oclusão do orifício.

Durante as operações mais de trezentas famílias foram afetadas pelos efeitos do gás e aproximadamente cento e cinquenta famílias foram evacuadas de seus lares, devido aos efeitos do gás. Foi registrado o atendimento de uma criança de dois anos, apresentando êmese e removido pelo 3° GBM ao Pronto Socorro Municipal de Corumbá, e outras três crianças e  três adultos que apresentavam os sinais e sintomas resultantes da inalação e exposição ao gás procuraram o atendimento médico público.

Na manhã desta sexta sexta-feira 09/06 uma equipe de vistora da OM retornou ao local para constatar a eficácia dos procedimentos de oclusão do reservatório de amônio que tem capacidade de 1.700 litros onde foi realizado um reforço de contenção

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.