Inserido no plano de combate a dengue lançado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul através do decreto n° 14.437 que oficializa as ações em repartições públicas, o 3° Grupamento de Bombeiros Militar sediado na cidade de Corumbá se junta aos diversos órgãos públicos na luta contra o mosquito vetor da dengue.
Nessa última sexta-feira do mês de maio foram realizadas ações de combate ao mosquito Aedes Egypt na sede do 3° GBM, com a participação da tropa, foram desenvolvidas medidas rotineiras de prevenção e eliminação de focos do mosquito transmissor do vírus da Dengue, Chikunguya e Zika Vírus.
A ação contou com a presença de Agentes Endêmicos do C.C.V. (Centro de Controle de Vetores), do município de Corumbá, que complementaram as atividades com a borrifação de veneno e vistoria às instalações da unidade. Também foi realizada a limpeza em toda a área do 3° GBM, para tal a OBM contou com o apoio da Secretária de Obras do Município de Ladário, a qual viabilizou um caminhão para remoção de todo material residual das podas de vegetais que adornam a Unidade.
De acordo com o último boletim Epidemeológico emitido pela Secretária de Saúde do Município, em Corumbá foram notificados 249 casos suspeitos de dengue, sendo que dois foram confirmados e foram notificados 25 casos de chikungunya, tornando assim esta ação preventiva não somente necessária, mas essencial para a saúde dos integrantes do 3º Grupamento de Bombeiros Militar e colaboradores que interagem no mesmo ambiente de trabalho.