O 3° Grupamento de Bombeiros Militar ministra treinamento de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) em Corumbá para médicos residentes dos hospitais de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, cidades bolivianas fronteiriças com o Brasil.
O treinamento com duração de dez horas foi realizado na sede do 3° GBM em Corumbá, onde foram ministradas instruções teóricas no período da manhã e os alunos puderam conhecer as instalações da unidade, as viaturas e seus equipamentos para atendimento à população corumbaense, ladarense e demais regiões pantaneiras inseridas nesses municípios.
No período da tarde, deu-se início às atividades práticas e avaliativas, onde os cinquenta alunos participantes do treinamento dividiram-se em equipes e realizaram exercícios simulados avaliativos.
Em sua maioria, são acadêmicos do último ano de medicina das universidades UNITEPC (Universidad Técnica Privada Cosmos) e UDABOL (Universidade de Aquino Bolívia). Eles estão frequentando o 1° semestre de residência nos núcleos de saúde, Hospital São Juan de Dios localizado na cidade de Puerto Suarez, distante 10 KM de Corumbá e Hospital Principe de Paz, localizado na cidade de Puerto Quijarro, cidade fronteiriça com o Brasil.
A Bolívia não possui o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência e, na maioria das vezes, esses atendimentos são realizados pelos médicos residentes que, durante um ano, são avaliados em quatro áreas de atuação, sendo a Ginecologia-obstetrícia, Pediatria, Clinica Geral e Cirurgia, e em todas elas faz-se necessário o conhecimento do Atendimento Pré-Hospitalar.
“É muito importante que possamos estar realizando esta troca de conhecimentos e trazendo-os para nossa unidade, onde puderam vivenciar com atividades e simulados as características de nossos atendimentos. Há um fluxo muito grande de brasileiros e bolivianos transitando em nossas cidades fronteiriças, e esse treinamento é fundamental para que possamos estar falando a mesma língua dentro dos fundamentos do APH.” Declarou o 2°SGT. Cádario que, em companhia do CB Oliveira, SD Sena, SD Gimenez e SD Lucas Lima ministraram as instruções.