Militar de Três Lagoas participa como instrutor do II Estágio de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos do CBMMS em Corumbá

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, setembro 20, 2017 as 02:29 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Oficial do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, 2º Tenente BM Hoanderson Gomes DE SÁ, foi enviado para compor equipe de instrutores do II Estágio de Atendimento Emergencial com Produtos Perigosos-EAEPP/2017, do Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS), sediado em Corumbá, no 3º GBM. O evento foi realizado no período de 11 a 15 de setembro.

A equipe de instrutores do estágio, formada pelos bombeiros militares: 2º Ten BM Xavier, 2º Ten De Sá e pelo 1° Sargento BM Alex, também foi composta por militares do Exército e da Polícia Militar Ambiental, da Companhia Vale do Rio Doce, Mestre em química do SEBRAE e Sanesul, perfazendo um total de 30 participantes, incluindo os instruendos dessas empresas e do Corpo de Bombeiros Militar. A Carga Horária trabalhada foi de 45 horas.

No Estágio foram ministradas as seguintes instruções: 1) Uso de cloro gás na Estação de Tratamento de Água de Corumbá, com estudo de seus riscos e procedimentos em caso de vazamentos, pela Sanesul. 2) Treinamento em pista de teste físico com nível A de proteção; uso de detectores para monitoramento; montagem de corredor de descontaminação, pelo CBMMS. 3) Instrução, pelo Exército, sobre manuseio de artefatos explosivos; com apresentação de artefatos encontrados em meio urbano, enterrados clandestinamente. 4) Uso e riscos dos explosivos utilizados na Companhia Vale do Rio Doce na região, por engenheiro da Vale. 5) Demonstração, por profissional mestre em química do SEBRAE, de reações entre produtos químicos com fogo e com gás toxico.

Também foram apresentados estudos de caso de ocorrências já acontecidas com Produtos Perigosos no MS e Brasil, envolvendo: amônia, gás cloro, monóxido de carbono, líquidos inflamáveis, etc. Na prática, foi trabalhado o uso do manual Abiquim, Guia NIOSH, Ficha FISPQ e aplicativos para celular; além de demonstração de aplicação da Ferramenta SCI (Sistema de Comando de Incidentes).

O evento foi encerrado com um simulado noturno, com cenários envolvendo utilização de vários produtos perigosos e de equipamentos níveis A, B e C de proteção com roupas encapsuladas e EPIs (Equipamentos de Proteção Respiratória).

Possuidor do Curso Internacional de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos-Nível Operações e Técnico, pela SUATRANS/SP, o 2º Tenente BM De Sá foi também instrutor do 1º Estágio de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos do CBMMS e realizará, no próximo mês, o Curso de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos em São Paulo, no Corpo de Bombeiros Militar da Polícia Militar de São Paulo.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.