3º Grupamento de Bombeiros Militar em Corumbá ministra instrução de combate a incêndio florestal no Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, maio 19, 2016 as 09:53 | Voltar

Corumbá (MS) - Ocorreu durante os dias 16 e 17 de maio, na Cidade de Ladário, instruções de Combate a Incêndio Florestal a 20 militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, que é subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval. O objetivo principal das instruções foi repassar conhecimentos básicos na área aos militares que servem no Rabicho, Organização Militar subordinada ao Grupamento de Fuzileiros e localizada em área rural as margens do Rio Paraguai e cercada por morro, para que os mesmos possam atuar, caso necessário, de maneira efetiva na região.

A solicitação de tal instrução se deu pelo fato de constantemente os Fuzileiros Navais terem de atuar no combate a incêndio florestal fins de proteger das chamas e riscos do incêndio a sede da base e o paiol de munições.

IMG-20160517-WA0059

Na ocasião, também foram ministradas aos alunos, noções de primeiros socorros voltados a situações em que os mesmos possam se deparar durante uma ocorrência de combate a incêndio florestal como, uma entorse, fratura de membros, insolação, desidratação, queimaduras, ataque de animais e outros.

Considerando que o Grupamento de Fuzileiros possui na área do Rabicho uma viatura de combate a incêndio, similar aos ABTs existentes no CBMMS, foi repassado a todos aos alunos os procedimentos para acionamento de bombas de incêndios, tipos de bombas, materiais e equipamentos existentes na viatura e respectivas funções, acondicionamento de mangueiras e bomba armar.

IMG-20160517-WA0061

E para alcançar o objetivo principal da instrução, foram repassados de maneira teórica os fatores que afetam o comportamento dos incêndios florestais, comportamento e partes dos incêndios, meios e tática de combate, segurança dos militares, topografia e característica da região, equipamentos e ferramentas necessárias para um combate efetivo e tipos de aceiros.

IMG-20160517-WA0048

Por fim, foram realizadas instruções práticas simulando uma ação de combate a incêndio florestal, desde uma marcha de aproximados 05 km com todos os integrantes das Guarnições de Combate a Incêndios Florestais devidamente equipados, na qual, os militares, ao mesmo tempo em que aprendiam o manuseio e autonomia da bomba costal, utilização de abafador, rastelo, enxada, deslocamento para um incêndio e montagem da GCIF, se deparavam com situações em que se fazia necessário o atendimento pré hospitalar a uma vítima.

Logo após a marcha, os alunos praticaram a confecção de aceiros e bomba armar em uma situação em que o paiol de munições encontrava-se em risco de ser atingido pelas chamas de um incêndio, ao término das instruções sem fogo, foi montado 04 áreas de queima para que os mesmos colocassem em prática os conhecimentos adquiridos nos dois dias de instruções, as quais foram ministradas pelo 1º Ten Shiroma, 2º Sgt Hudson, 3º Sgt Segarini e 2º Sgt Clodoaldo, este, especialista em Combate a Incêndios Florestais.

IMG-20160517-WA0053

IMG-20160517-WA0057

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.