3º Grupamento de Bombeiros Militar realiza Instrução de Salvamento Veicular com instrutores da Academia de Bombeiro Militar.

Categoria: Geral | Publicado: domingo, abril 24, 2016 as 22:10 | Voltar

Aconteceram durante os dias 19 e 20 de abril as instruções de Salvamento Veicular ministrada pelos instrutores da Academia de Bombeiro Militar a tropa do 3º Grupamento de Bombeiros Militar. Além dos militares do 3º GBM, participaram, na condição de alunos, 06 (seis) funcionários que prestam serviço a Mineradora Vale e 04 (quatro) Bombeiros oriundos da Cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.

DSC_0681

As instruções tiveram como objetivo principal a atualização dos integrantes do 3º GBM, uma vez que a ABM possui militares que recentemente se especializaram na área de Salvamento Veicular em outras Corporações. Outro objetivo foi a interação entre os militares do Quartel do 3º GBM, funcionários da Vale e bombeiros de Santa Cruz, haja vista que, em algum dia, os mesmos poderão ter que atuar em conjunto devido o grande fluxo de veículos na BR-262 (acesso a Corumbá) e na Cidade de Porto Quijarro, fronteira entre Brasil e Bolívia.

DSC_0725

Durante as instruções, a todo momento foi repassado pela equipe de instrutores a importância da atualização e constante aprimoramento técnico da tropa quando se trata de Salvamento Veicular, uma vez que, com as evoluções tecnológicas existentes nos veículos que visam a segurança dos seus usuários, qualquer desconhecimento de certa tecnologia pode vir causar um risco a GU e/ou a vítima durante os procedimentos de salvamento.

DSC_0674

Os militares conheceram as evoluções que vêem ocorrendo nos veículos, bem como, relembraram os procedimentos de estabilização veicular e técnicas de retirada de vidro laminado e temperado, na ocasião, os mesmos tiveram a oportunidade de manusear o serra sabre, ferramentas  combinadas, cilindros expansores, ferramentas de expansão e de corte das marcas Holmatro, Lancier e Weber para realizar, na prática, a retirada da porta,  rebatimento do volante, rebatimento do painel, rebatimento do teto nas mais diversas formas e confecção da terceira porta.

DSC_0738

Por fim, foi apresentado a tropa a utilização da ferramenta Hi-Lift First Responder Jack para estabilização, extricação e resgate.

 

 

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.