5° Grupamento de Bombeiros Militar em Três Lagoas realiza instrução de tropa pronta de emergência química com produtos perigosos

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 23, 2016 as 01:54 | Voltar

Três Lagoas (MS) – O efetivo operacional do 5° GBM recebeu, no período de 16 a 20 do corrente mês, instruções para atuação em ocorrências envolvendo produtos químicos perigosos. Tais instruções fazem parte do calendário mensal da unidade (Instruções de Tropa Pronta – ITP), onde se buscou atualizar e manter nivelado o conhecimento de todo o efetivo operacional nessa área, tendo em vista, ainda, a inclusão de seis soldados novos recém-formados.

DSC08702

DSC08704

A instrução teve um total de 16 horas-aula abrangendo teoria e simulado prático, objetivando: exercitar o conhecimento dos termos básicos relacionados a produtos perigosos; medir o risco com técnicas básicas de reconhecimento; selecionar e utilizar equipamento de proteção individual adequado; realizar operações básicas de controle, contenção, direcionamento e confinamento de produtos perigosos com recursos específicos; identificar e prever os possíveis efeitos diante de situações diversas; implementar procedimentos básicos de descontaminação; e conhecer os procedimentos normais de operação e encerramento de uma emergência. Sendo que o simulado prático ocorreu na Estação Ferroviária, área central da cidade.

DSC08732

A ITP foi planejada e executada sob a responsabilidade de um oficial do 1° SGBM/5° GBM e ministrada por um graduado com destacado conhecimDSC08724ento e treino na área.

Essas instruções vêm ao encontro das necessidades do município de Três Lagoas e região que hoje possui a maior concentração de indústrias do Estado e intenso trânsito de produtos químicos perigosos.

DSC08729

DSC08750

DSC08764

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.