Bombeiros Militares de Coxim promovem formação de brigada de incêndio no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em Pedro Gomes

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, fevereiro 5, 2019 as 10:45 | Voltar

Coxim – MS - O 5° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente ministrou curso de formação de brigada de incêndio para os servidores do Centro de referência de assistência social – CRAS, na cidade de Pedro Gomes, município vizinho e área de atuação do Corpo de Bombeiros em Coxim.  Solicitado pela senhora Jani Maria Cúnico – Secretária de Assistência Social de Pedro Gomes – MS, com o objetivo de obter o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros Militar para o CRAS – edificação administrativa que apresenta local de concentração de público com lotação superior a 100 (cem) pessoas, atendendo assim, o previsto na Lei Estadual 4.335 de 10 de abril de 2013 e suas normas técnicas, sendo esta a legislação em vigor que regulamenta o Código de Segurança Contra Incêndio, Pânico e outros riscos, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

O curso teve por objetivo promover o aprendizado aos servidores da edificação no tocante à prevenção e combate a princípios de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzindo danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado. Todos os servidores tiveram a oportunidade de utilizar e aprender a manusear os equipamentos de incêndio do local, além de conhecer as características destes.

Os servidores também passaram por oficina de primeiros socorros, onde conheceram técnicas de hemostasia (contenção de hemorragias), desobstrução de vias aéreas (OVACE), além de técnicas e prática de reanimação cardiopulmonar – RCP. Aproveitamos a presença de uma servidora com criança de colo para orientar, com ênfase, a desobstrução de vias aéreas por líquidos e sólidos em bebês, além de instruir intervenção com animais peçonhentos, por se tratar de região muito próxima a áreas rurais.

O Comandante do 5° Subgrupamento de Bombeiros Militar em Coxim explica que a iniciativa da Secretária de assistência Social vem em consonância com os interesses do comando, orientando as edificações públicas e privadas da necessidade de obterem a Certificação do Corpo de Bombeiros,  conservando os dispositivos de segurança contra incêndio e pânico, e atualizando os colaboradores para que possam agir frente às emergências que ocorram no ambiente de trabalho, minimizando a gravidade e promovendo um atendimento imediato.

O Cap BM Fábio Pereira de Lima – Comandante do 5° SGBM/Ind ainda enfatiza que o quartel de bombeiros em Coxim está sempre pronto para atender e dirimir quaisquer dúvidas da população da Região Norte do Estado, sempre buscando levar tranquilidade e segurança a sociedade. Colocando à disposição os telefones (67) 3908-6000 – Seção de Atividades Técnicas – SAT, e (67) 3908-6005 – Recepção.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.