Coxim (MS) – No último fim de semana, entre os dias 19 e 21 de julho, os militares do Serviço de Busca e Resgate com cães do 5º SGBM/Ind, 3º Sgt Luciclei da Silva Lima e o Cabo Wilson Rogerio de Souza Monteiro, participaram do VI Seminário Internacional de Mantrailing – método de busca com cães farejadores de odor específico em Itupeva – SP.
O evento foi Promovido pelo Grupamento de Busca e Resgate com Cães do Sul Paulista – GBR, com o apoio da Guarda Civil Municipal local e contou com a participação de policiais militares e civis, bombeiros militares e adestradores dos estados de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, e também do Uruguai. Tendo como instrutores os americanos, Terry Davis e John Lavinder (policiais e instrutores do estado da Virgínia – EUA), além da especialista brasileira, Ana Beatriz Albernaz. Tendo como objetivo a integração, padronização, aprimoramento e aproximação dos condutores e adestradores de cães de mantrailing, do Brasil e América.

O Mantrailing é o método de utilização do faro do animal, utilizando odor específico do indivíduo para encontrar pessoas desaparecidas, suspeitos foragidos e contribuir na solução de crimes. Durante o evento foram utilizados cães das raças Bloodhound a mais utilizada para atividade por diversos fatores fisiológicos favoráveis para a atividade, Pastor Belga Malinois e Pastor Alemão, sendo fundamental para o sucesso da atividade. As instruções ministradas no seminário foram; Condução de cão mantrailing, Testemunho em Tribunal da Justiça e simulação de uma trilha com vítima desaparecida.
Segundo os militares que participaram do seminário é importantíssimo a participação nesse tipo de evento, pois, a troca de experiências com equipes de outros estados e até de outros Países, só vem a contribuir para melhoria das operações com cães do nosso Estado, aperfeiçoando as atividades que realizamos.