5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, realiza Instrução de Tropa Pronta – ITP, sobre atendimento de emergências envolvendo produtos perigosos/radioativos

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 7, 2018 as 14:26 | Voltar

Coxim (MS) – Dando continuidade às Instruções de Tropa Pronta - ITP, o 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizou nesta semana, instrução para todo o efetivo da unidade, direcionada ao atendimento de emergências envolvendo produtos perigosos, dando enfase nos produtos radioativos.

https://www.google.com.br/search?

A Instrução de Tropa Pronta – ITP,  foi realizada em 03 (três) dias, contemplando o efetivo operacional e administrativo, abordando inicialmente os conceitos e princípios do atendimento a todas as classes dos produtos perigosos com aprofundamento na classe 7 (material radioativo). Foram trabalhados os conceitos de radiação, identificação, tipos de radiação e seus efeitos no organismo, fontes seladas e fontes não seladas, utilização de detectores e dosímetros, EPI e procedimentos de segurança, findando com a execução prática de um simulado de salvamento de vítimas em contato com fontes seladas e não seladas, aplicando os principios básicos de segurança radioativa: distância, barreira e tempo de exposição.

 

Por fim, foi apresentado um protocolo de atendimento desenvolvido por militares da OBM o qual foi analisado e aprovado pelo engenheiro nuclear Carlos Alberto, membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.

O Comandante da Unidade Cap Fábio Pereira de Lima, em suas palavras parabeniza a todos os militares do 5º SGBM/Ind, pelo empenho e dedicação e lembra que a busca pelo conhecimento são fatores que a Unidade constantemente vem promovendo ao efetivo, através da melhoria na ditática de ensino de forma progressiva e continuada,  com objetivo de manter preparado seu efetivo para melhor servir à sociedade Coxinense.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.