5º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Coxim realiza treinamento de salvamento aquático

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 1, 2016 as 14:49 | Voltar
DCIM104GOPROGOPR6292.

DCIM104GOPROGOPR6292.

Coxim (MS) – O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizou nos dias 30 e 31 de Março de 2016 a Instrução de Tropa Pronta acerca da atividade de Salvamento Aquático ao efetivo da unidade.  As instruções aquáticas têm por objetivos a atualização e capacitação nas diferentes técnicas de tal tipo de salvamento, destacar a importância da atividade prevencionista em ambientes aquáticos, bem como orientar sobre o papel desempenhado pelo bombeiro militar na sua atividade de Guarda Vidas.

No primeiro momento da instrução foram abordados assuntos atinentes à prevenção em ambientes aquáticos, uma vez que possui papel fundamental na redução do índice de mortalidade e morbidade em incidentes aquáticos.  Campanhas educativas possuem demasiada importância na conscientização da população. Além disso, foram abordadas atitudes prevencionistas realizadas na Nova Zelândia e Austrália, que alcançaram destacada redução no número de afogamentos devido à conscientização e mudança cultural da população.

Teoricamente, foram abordadas as formas e condutas que o guarda vida deve possuir em seu local de trabalho, formas de varreduras visuais, identificações de potenciais vítimas de afogamento, fora e dentro da água, identificação de sinais característicos de uma pessoa em afogamento, classificação dos afogamentos e vítimas, graus de afogamento e tratamento.

Na parte prática, inicialmente, foi-se abordado os fundamentos básicos do salvamento aquático individual sem equipamento, possibilitando o aperfeiçoamento dos movimentos e técnicas.  No segundo momento, buscando a atualização segundo as novas técnicas de salvamento aquático, inclusive internacionais, as equipes foram instruídas acerca da técnica de salvamento aquático individual “over arms”, salvamento aquático em dupla “over arms” e “upper arms”.

DCIM103GOPROGOPR5914.

DCIM103GOPROGOPR5914.

DCIM103GOPROGOPR5910.

DCIM103GOPROGOPR5910.

Após a atualização de salvamento aquático sem equipamentos, deu-se início a instrução com a utilização do equipamento Rescue Tube.  Nesta oportunidade, focou-se o salvamento aquático com equipamento em piscinas, utilizando a técnica da “Ellis and Associates”, que facilita o deslocamento do guarda vida e o oferecimento do flutuador à vítima.

DCIM103GOPROGOPR6217.

DCIM103GOPROGOPR6217.

 

O treinamento e atualização refletiram positivamente no efetivo do 5ºSGBM/Ind, gerando interesse pela prevenção aquática e aperfeiçoamento constante das técnicas e condicionamento físico.

VEJA AS FOTOS NA GALERIA

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.