Campo Grande (MS) – Nesta útima sexta-feira (9), militares do 6ºGrupamento de Bombeiros realizaram prevenção aquática no Clube Sedesc/Funlec, preservando a segurança de aproximadamente 370 alunos do ensino fundamental da Escola Raul Sans de Matos.
Os soldados Vitório e Israel, representaram o 6º GBM com objetivo de proteção à vida, garantindo a segurança e bem estar dos alunos, prontos para o atendimento emergencial em caso de necessidade.
Segundo a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), no Brasil, 51% das mortes por afogamento na faixa etária de 1 a 9 anos de idade ocorrem em piscinas e residências.
O acidente ocorre de forma silenciosa e grande parte dos sobreviventes apresenta sequelas neurológicas graves e irreversíveis, fazendo com que a prevenção seja a melhor estratégia na abordagem do acidente por afogamento.
Aqui temos algumas orientações para as crianças na piscina:
– Só entre na piscina na presença de um adulto;
– Boia de braço ou circular não é sinal de segurança – cuidado!;
– Evite a sucção de cabelos e partes do corpo;
– Não se aproxime dos ralos de fundo e dos bocais de aspiração das piscinas;
– Não entre com cabelos soltos;
– Em residência nunca entre com a bomba da piscina ligada;
– Sempre entre na água com os pés primeiro – evite o trauma de cabeça;
– Nunca grite, ou finja uma situação de perigo, caso não seja verdade;
– Algumas brincadeiras são perigosas: correr em volta da piscina, pular em cima de tapetes flutuantes, pranchas ou de colegas.
Converse com as crianças e lembre-se: prevenir é sempre a melhor opção! Faça da natação segura a atividade que irá transformar o seu projeto verão em uma ação para a vida toda.
Acesse nosso “gibizinho” com orientações para tomar cuidado ao se divertir na água:
http://e.issuu.com/embed.html#31388575/54612619
“Vidas alheias e riquezas salvar”