Corpo de Bombeiros Militar em Naviraí coordena Plano de Operações Contra Incêndios em Parques Florestais

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, setembro 2, 2015 as 16:52 | Voltar

Corpo de Bombeiros Militar (6° SGBM), Naviraí (MS) - Nos dias 17 e 18 de agosto, o quartel do 6º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Naviraí em atendimento ao plano de operações do CBMMS visando o combate a incêndios florestais e queimadas, enviou militares para coordenar o plano de operação contra incêndio florestal realizando vistorias nos locais visando reconhecimento, antecipação, avaliação, prevenção e controle dos possíveis focos de incêndios que porventura venham ocorrer nos “Parque nacional de ilha grande, Parque Natural Municipal de Naviraí e Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema”.

foto - 8

Nos parques foram feitos testes operacionais de equipamentos de combate a incêndios, vistorias nos pontos críticos das vegetações, vistorias nas pontes e cercas dos locais visitados.

Também foi solicitado aos administradores das fazendas do entorno dos parques, que providenciassem consertos das cercas e a manutenção dos aceiros das áreas críticas.

foto - 6

A visita se faz necessária, pois os números de queimadas e incêndios florestais têm crescido gradativamente devido a baixa umidade relativa do ar e com a escassez de chuvas neste período só aumenta o risco de queimadas e grandes incêndios florestais.

foto - 4

Visando a prevenção de incêndios florestais é feito monitoramento diário nas áreas e para fins de análise da umidade relativa do ar são considerados os dados do site de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente (Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios) que faz monitoramento de “queimadas e incêndios” por satélite em tempo quasereal.  http://www.inpe.br/queimadas/abasFogo.php:

foto - 3

Devido à importância da prevenção, as visitas e vistorias nos parques serão feitas semestralmente conforme plano de operações.

foto - 7

foto - 1

foto - 2

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.