Campo Grande (MS) – O 6º Grupamento de Bombeiros Militar realizou na manhã de hoje (08), uma instrução de Busca e Resgate em local de difícil acesso.
O 6º Grupamento iniciou no mês de fevereiro um estudo de caso envolvendo regiões de difícil acesso, que englobou simulado, instrução teórica e oficinas práticas. Posteriormente foi realizada uma aula piloto, e nesta manhã, dezesseis militares deslocaram para a região da Cachoeira do Inferninho para a conclusão do treinamento, dentre eles o comandante do 6ºGBM, TC Huesley, o comandante do 2ºSGBM/6ºGBM, Ten Tracz, o comandante do do 1ºSGBM/6ºGBM, Ten Campos, e demais bombeiros militares que se voluntariaram.
Além de busca e resgate, foram abordados também temas como transposição de terreno, operações envolvendo escadas e ambientação com a equipe BRESC/6ºGBM, onde foi comparada a busca utilizando somente os militares e a busca com o auxilio do cão (Lua).
Na última semana, o 6ºGBM atendeu duas ocorrências envolvendo busca por pessoas desaparecidas em matas, sendo uma na cidade de Rio Negro-MS. Durante a instrução foram discutidas as ações desenvolvidas nessas ocorrências, a atuação do cão de busca e resgate nessas situações, entre outras peculiaridades. Os militares ainda percorreram um trecho transpondo terrenos, e realizaram o içamento de um boneco com cerca de 90kg utilizando maca, escada e sistema de vantagem mecânica.