Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (17), militares do 6º Grupamento de Bombeiros Militar realizaram instrução de técnicas de rapel e salvamento em altura para o Grupo de Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.
A instrução ocorreu no patamar de treinamento de salvamento em altura do 6ºGBM/CBMMS, localizado nas proximidades do Quartel Parque dos Poderes, tendo como instrutores os especialistas em salvamento em altura 1º Tenente Campos e Soldado Fiorenza.
O treinamento teve o objetivo de aprimorarem as técnicas utilizadas nas rotinas operacionais do grupamento, que é responsável pelo planejamento e execução de operações aéreas de policiamento em todo o território estadual. Os instrutores deram ênfase em técnicas de rapel para aeronaves e rapel de precisão, onde 7 tripulantes participaram do evento.
Grupo de Patrulhamento Aéreo (GPA)
O GPA, que iniciou seus trabalhos em julho de 1999, foi reativado dentro da Polícia Militar em 6 de fevereiro de 2017, após ter sido transformado em Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) no ano de 2008. Atualmente atua em patrulhamentos aéreos urbanos, ações repressivas, preventivas, de combate a roubo a banco, fiscalização ambiental, patrulhamento aéreo nas fronteiras e em missões de ajuda humanitária.