Campo Grande (MS) – Na manhã de hoje, 27 de junho de 2016, o 6º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul realizou uma simulação operacional de vazamento de produto perigoso, o gás amônia.
Sob a coordenação dos Aspirantes à Oficial Lucas Medrado Campos e Carlos Ernesto Leite, o evento contou com o empenho do efetivo operacional da Área Norte da capital, sendo as equipes de Motossocorro, Resgate, Salvamento, Incêndio, bem como da viatura de Atendimento com Produtos Perigosos com implementação de um posto de comando para o gerenciamento de crise pelo Sistema de Comando de Incidentes.
O treinamento tem por objetivo regular a participação do efetivo operacional, padronizar os atendimentos, nivelar os conhecimentos técnicos e práticos dos militares atuantes do socorro, buscando de forma sistematizada a organização em ocorrências desta natureza, bem como contabilizar o tempo resposta durante toda a operação. O acionamento da ocorrência via 193, telefone de emergência do Corpo de Bombeiros Militar, foi às 08h10min, sendo que em apenas oito minutos após este, todas as equipes estavam prontas, com todos os materiais dispostos, e militares completamente e corretamente equipados para adentrar e resgatar as possíveis vítimas.
A simulação contou com a participação como figuração das acadêmicas da liga de urgência e emergência do curso de Enfermagem da Faculdade Unigran Capital, do Comandante do Socorro de serviço do dia, o senhor 2º Tenente Bombeiro Militar Dilson Rosa Higa, do Comandante do 6º GBM/CBMMS, responsável pela Área Norte, o senhor Tenente Coronel Huesley Paulo da Silva, além de imprensa e populares locais.
Os treinamentos fazem parte do calendário anual de planejamento, ensino e instrução de tropa pronta da corporação para o ano de 2016, previstos em Nota de Instrução nº009/BM-3/2015.