Campo Grande (MS) – No começo desta semana o 6º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul acompanhou os trabalhos realizados de sinalização de via, em um cruzamento próximo à unidade operacional, pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito – AGETRAN.
Estudos recentes realizados pelo comando do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Huesley Paulo da Silva e Major André Delai Rufato, e constatado “in loco” que a precariedade da sinalização ou a ausência da mesma está presente como um dos principais motivos dos altos índices de acidentes de trânsito.
O acidente de trânsito é um grave problema de saúde pública que tem por definição todo evento danoso que envolva o veículo, a via, o homem e/ou animais e, para que seja caracterizado como, faz-se necessário no mínimo a presença de dois desses fatores. Além disso, as vítimas decorrentes desses acidentes de trânsito podem ter lesões reversíveis ou não sendo que muitas delas demandam tempo de recuperação/reabilitação e institucionalização hospitalar, o que onera os cofres públicos e acarreta uma demora na liberação de vagas e leitos hospitalares.
O Sistema Integrado de Gestão Operacional-SIGO traz estatísticas recentes dos atendimentos realizados pelo 6º Grupamento de Bombeiros Militar que no ano de 2016 até o dia 20 de abril de 2017, foram atendidos 11.672 ocorrências, sendo que 85% dessas são de caráter Automobilísticos.
Assim sendo foi encaminhado ofício à Agência Municipal de Transporte e Trânsito – AGETRAN solicitando a pintura da sinalização horizontal nos cruzamentos apontados no estudo a fim de minimizar os riscos à população, realizar o atendimento da população de forma preventiva, uma vez que a nossa principal missão é salvaguardar a população e executar a nossa principal missão que é a proteção da população fazendo jus ao lema “Vidas Alheias e Riquezas a Salvar”.
O 6º Grupamento de Bombeiros Militar agradece o Diretor de Trânsito Senhor Sidinei Oshiro que determinou imediatamente a pintura da sinalização nos cruzamentos apontados e espera que com essa atitude de prevenção seja evitado outros acidentes, pois o principal intuito da corporação é a prevenção e a proteção da sociedade sulmatogrossense.