6º Grupamento de Bombeiros Militar recebe instrução sobre salvamento veicular envolvendo veículo híbrido

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 7, 2018 as 12:10 | Voltar

Campo Grande (MS) – Os militares do 6º Grupamento de Bombeiros Militar receberam instruções de salvamento veicular, com ênfase em veículos híbridos, de 4 a 7 de dezembro de 2018, nas dependências da Academia de Bombeiros Militar do CBMMS.

Veículos híbridos têm características peculiares, pois, diferentemente de outros modelos, o automóvel híbrido vem equipado com dois motores: um motor de combustão, o qual utiliza combustível comum para seu funcionamento, e o motor elétrico, utilizando-se da energia cinética gerada pela queima do combustível. Desta forma, o meio ambiente sofre menos agressão devido à redução de emissão de poluentes, além de promover uma diminuição no consumo de combustíveis e, consequentemente, uma economia ao bolso do consumidor.

A instrução teórica foi ministrada pelo 2º Sgt QPBM Murilo, abordando os seguintes assuntos: tipos de veículos híbridos, identificação de um veículo híbrido, componentes, operação do sistema, alta tensão e atendimento de emergência. As instruções práticas - segunda etapa da instrução - ocorrerão no período de 11 a 14 de dezembro de 2018, nas dependências da concessionária Kampai Toyota, nesta capital.

Uma das finalidades dessa instrução é atingir um amplo conhecimento no âmbito do salvamento veicular por parte dos militares, que irão desempenhar um melhor atendimento ao público, além de se inteirar sobre as medidas de segurança necessárias para se atender ocorrências envolvendo tais automóveis.

O veículo híbrido possui um sistema elétrico de alta tensão. A falha em desligar e desativar o veículo pode resultar em ferimentos graves ou morte. Além disso, os socorristas precisam tomar cuidado ao trabalharem nas proximidades de airbags não ativados ou pré-tensionadores de cintos de segurança.

Atualmente, existem 102 veículos híbridos distribuídos em 18 municípios no Estado de Mato Grosso do Sul. Toyota Prius, Ford Fusion e BMW IX8 são os modelos presentes na capital. (Fonte: Detran/MS, 03dez18)

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.