Naviraí (MS) – O 6º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente em Naviraí, realizou na última terça feira (07) vistoria técnica no edifício Jatobá, visando o cumprimento da lei 4.335/13 e normas técnicas em vigência no estado.
Na oportunidade foi realizado um treinamento com a guarnição de serviço operacional, realizando testes nos preventivos do edifício, tais como bomba de incêndio, com utilização da RTI (Reserva Técnica de Incêndio), extintores, mangueiras e esguichos dos hidrantes, entre outros, verificando se os mesmos funcionam numa situação real de sinistro, sendo utilizada na ocasião a VTR Auto Bomba Tanque para fazer o teste no registro de recalque, para verificar se o sistema funciona e está de acordo com o Projeto aprovado da edificação.
O treinamento também tem o intuito de familiarizar os militares do serviço operacional com a estrutura da edificação, facilitando no atendimento caso ocorra um sinistro no local, o que possibilitará uma maior agilidade e otimização no atendimento, pois foi realizado um reconhecimento prévio do local, o que consequentemente minimizará os possíveis danos causados.
Outro objetivo é estar atualizando os militares sobre a Lei 4335/13, de maneira que os mesmos possam realizar de maneira prática, o que foi visto na teoria, de modo que cada militar possa estar mais capacitado a desenvolver as atribuições atinentes a prevenção e também no combate a incêndio numa eventual situação de sinistro, caso haja falha na prevenção.
No mês em que se comemora a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico, a equipe de Serviço de Atendimento Técnico (SAT) do Corpo de Bombeiros Militar em Naviraí deu início na manhã de terça feira, uma intensificação na fiscalização nas edificações do município e área de abrangência, visando o cumprimento da lei 4.335/13 e esses treinamentos vêm de encontro com as necessidades do CBMMS, pois há uma ação conjunta e interação entre a equipe de Serviço de Atendimento Técnico e as prontidões de Serviço.
Entre os itens avaliados nas fiscalizações, estão: situação das edificações, rotas de fuga para moradores, clientes e funcionários, instalação e validade dos extintores, acessibilidade e sistemas de prevenção de incêndios e acidentes, entre outros. Também serão fiscalizadas as documentações quanto à regularização do funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros. O objetivo da fiscalização visa a regulamentação de todos os estabelecimentos da área de abrangência do 6º SGBM/Ind em Naviraí.