
Campo Grande (MS) – Nesta semana, no dia 2 de abril, foi marcada pelo início da fase de prevenção e preparação da temporada de incêndios florestais de 2024 (TIF-2024), com a Operação Pantanal coordenada pela Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS). A iniciativa visa intensificar esforços para prevenir e combater incêndios florestais na região, destacando a importância da preservação ambiental e da conscientização da população.
Seis equipes, compostas por quatro militares cada, foram mobilizadas para realizar atividades de campo, juntamente com um suporte logístico e gerencial composto por 15 militares, além da equipe da DPA e do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).
As atividades desenvolvidas durante a operação incluem educação ambiental, treinamentos sobre técnicas de combate a incêndios florestais e informações sobre a legislação ambiental vigente no estado de Mato Grosso do Sul. O foco não se restringe apenas ao Pantanal, mas se estende aos biomas do cerrado e da mata atlântica, alcançando comunidades tradicionais, ribeirinhas e propriedades privadas.
A fase de prevenção e preparação se estenderá até o dia 11 de junho, quando terá início a fase de resposta aos incêndios florestais. Com o intuito de fortalecer ainda mais as operações de combate, em dezembro do ano passado foram adquiridos 10 drones, somando um total de 17 na Diretoria de Proteção Ambiental. Além disso, está prevista a disponibilização de pelo menos sete viaturas específicas para combate a incêndios florestais e, na próxima semana, serão empenhadas sete embarcações para reforçar a operação.
A Operação Pantanal 2024 reafirma o compromisso do CBMMS com a preservação do meio ambiente e a segurança da população, buscando reduzir os impactos dos incêndios florestais e proteger a biodiversidade da região. A colaboração e o engajamento de toda a comunidade são essenciais para o sucesso desta empreitada.
CBMMS NÓS SOMOS POR VOCÊ!