Campo Grande (MS) – Na manhã desta quarta-feira (4), o 6º Grupamento de Bombeiros Militar (6ºGBM) do CBMMS passou a ser comandado pelo Tenente-Coronel Fábio Pereira de Lima, em uma cerimônia que celebrou a transição de comando e o encerramento de um ciclo de mais de dois anos à frente do cargo pelo Tenente-Coronel Aldinei Peres da Silva. A solenidade foi marcada por emocionantes discursos com destaque para os avanços estruturais e os projetos sociais realizados no período, além da continuidade dos esforços pela excelência no atendimento à população.
O Tenente-Coronel Fábio, novo comandante do 6º GBM, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e possui vasta experiência na Corporação. Com uma carreira marcada por especializações, como o Curso de Formação de Oficiais (CFO) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e pós-graduações em áreas como Gerenciamento de Segurança Pública e Engenharia de Segurança contra Incêndios, ele assume o comando da unidade com o objetivo de dar continuidade aos serviços de excelência prestados pelo CBMMS e aos projetos iniciados pelo Tenente-Coronel Aldinei.

Tenente-Coronel Fábio é idealizador do projeto “Cão Herói, Cão Amigo” e atuou em missões importantes pelo CBMMS, como a Operação Brumadinho, ao lado do cão de busca e resgate Duke. Durante sua carreira, exerceu funções de relevância, como subcomandante de diversos grupamentos e chefe de Assessoria de Comunicação do CBMMS.
Ele agora assume a missão de liderar a unidade com o “objetivo de oferecer um serviço ainda mais eficiente à sociedade e garantir a qualidade de vida dos militares da corporação” ressalta o novo comandante do 6ºGBM.
Em seu discurso de despedida, o Tenente-Coronel Aldinei fez um balanço positivo de sua gestão e destacou as conquistas alcançadas durante seu comando. Ele agradeceu ao Comando-Geral da Corporação, ao Comando Metropolitano de Bombeiros e aos valorosos militares do 6º GBM, enfatizando que a união e dedicação foram fundamentais para transformar ideias em ações concretas.

O ex-comandante do 6ºGBM, também ressaltou projetos como o “Bombeiros do Amanhã”, que proporciona vivências educativas para as crianças da comunidade, e “Cão Herói, Cão Amigo”, que leva conforto a pacientes hospitalizados.
Dentre os avanços em relação à infraestrutura do 6º GBM, o antigo comandante pontuou as melhorias desde as “reformas de troca do piso à pintura, assim, revitalizamos os espaços internos e externos, deixando nossa casa mais funcional e acolhedora”.

Tenente-Coronel Aldinei Peres da Silva. Crédito da foto: Cabo Felipe
Para o Comandante Metropolitano de Bombeiros (CMB), Coronel Fernando de Almeida Carminati, a gestão e liderança do Tenente-Coronel Aldinei, nos dois anos de comando do 6ºGBM promoveu um ambiente de respeito, união e produtividade. “O Tenente-Coronel Aldinei demonstrou compromisso com sua tropa e dedicação à Corporação visto pelos trabalhos realizados. Sob sua liderança, o 6º GBM avançou em várias frentes, seja em melhorias estruturais ou em ações comunitárias como o projeto Bombeiros do Amanhã. Ele deixa um legado de disciplina, inovação e, acima de tudo, de humanidade”, afirmou Carminati, ressaltando a contribuição do ex-comandante para o fortalecimento da instituição.

Tenente-Coronel Fábio e Tenente-Coronel Aldinei e as respectivas esposas. Crédito da foto: Cabo Felipe
Para prestigiar a cerimônia de passagem de comando, marcaram presença autoridades e membros da comunidade que demonstraram apoio e reconhecimento ao novo ciclo de liderança. Entre os convidados, estavam o vereador Herculano Borges, representantes da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS) , antigos comandantes do quartel, coronéis da reserva, além dos alunos do Projeto Bombeiro do Amanhã e toda a equipe do canil do CBMMS. A presença de todos reforça a importância da integração entre as instituições e a valorização do trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar na proteção e segurança da comunidade.

Discurso do Comando Metropolitano de Bombeiros, Coronel Carminati. Crédito da foto: Cabo Felipe
A passagem de comando é mais do que uma simples troca de liderança, mas sim um marco que reforça a contínua busca por excelência e capacitação dentro da corporação. O Comando Metropolitano de Bombeiros, liderado pelo Coronel Carminati, tem como prioridade a colocação de militares altamente capacitados para liderar unidades estratégicas que atendem a uma demanda intensa, como é o caso do 6º GBM, responsável por responder a um número significativo de ocorrências em Campo Grande. O novo comandante do quartel ainda ressalta que “o objetivo não é apenas manter a qualidade do serviço prestado à sociedade, mas também garantir que cada militar esteja sempre motivado e valorizado, para que, juntos, possamos seguir em frente com o espírito de equipe e proatividade como valores centrais da nossa missão”.
Passagem de comando do 6ºGBM – Crédito das fotos: Cabo Felipe
Veja como foi a solenidade, acompanhe neste link os registros fotográficos do evento.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!