Campo Grande (MS) – Na noite da última terça-feira, dia 6 de agosto, uma cena pouco comum em Campo Grande chamou a atenção de motoristas que trafegavam pela avenida Bom Pastor. Um veículo de passeio pegou fogo enquanto era conduzido por sua proprietária. Por sorte, o Tenente-Coronel Leonardo Rodrigues Congro, do CBMMS, e os Soldados da Polícia Militar, Rafael Varanda da Silva e Jurandi Luiz Correia Júnior, passavam pelo local e prestaram os primeiros socorros, acionando imediatamente uma equipe Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193.
Incêndio em veículo na Av. Bom Pastor, ontem, quarta-feira (6) – Crédito: PMMS SD Jurandi e SD R. Silva
A ação rápida durou cerca de 15 minutos, tempo suficiente para o Corpo de Bombeiros Militar controlar o incêndio com o uso de aproximadamente 200 litros de água.
E você sabe como agir em uma situação como esta?
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) conta com especialista em combate a incêndios urbanos, Major Eduardo Tracz, que preparou orientações de como agir nesses casos:
Avistou fumaça e agora?
Ao identificar fumaça, é fundamental manter a calma. Encoste o veículo em um local seguro, desligue o motor imediatamente e evite abrir o capô completamente, pois o contato com o oxigênio pode intensificar as chamas. Afastar-se do veículo e acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 são as primeiras atitudes recomendadas.
Como usar o extintor?
O extintor do tipo ABC é o mais indicado para esse tipo de incêndio, que envolve materiais sólidos como tecidos, plásticos e painéis. O uso deve ser direcionado diretamente ao foco, sempre mantendo distância segura. Se o fogo estiver intenso, a recomendação é não tentar conter e aguardar a chegada dos bombeiros.
Um extintor pode ser suficiente para conter pequenos focos de incêndio. No entanto, abrir totalmente o capô em chamas pode ser perigoso, pois o aumento do oxigênio pode alimentar o fogo. O ideal é abrir apenas uma fresta e aplicar o jato do extintor direcionado à base do fogo.
Abrir o capô do carro é a melhor opção ?
A tentativa de conter o fogo só deve ser feita se houver segurança para tal e o foco estiver no início. O uso do extintor portátil é recomendado, porém deve-se manter uma distância segura e aplicar o jato na base das chamas. Se o fogo estiver intenso, a recomendação é não tentar conter e aguardar a chegada dos bombeiros.
E se o incêndio iniciar no interior do veículo?
Em casos de fogo no interior do veículo, o tipo de extintor utilizado também deve ser adequado. O extintor mais adequado é o de pó químico ABC. Este tipo de extintor é eficaz para combater incêndios em materiais sólidos (como tecidos e estofamento do carro), líquidos inflamáveis (como óleo e combustível) e equipamentos elétricos
Por que os incêndios em veículos geralmente iniciam no motor?
Emergência? Ligue 193.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!