O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) reafirmou a excelência de sua Cinotecnia, participando simultaneamente em duas importantes Certificações Nacionais de Cães de Busca e Resgate. Os eventos ocorreram entre os dias 29 de setembro e 04 de outubro em Itajaí (SC), Belo Horizonte e Brumadinho (MG).
Essa atuação em duas frentes distintas, demonstra o compromisso do CBMMS em manter equipes de alta performance, prontas para responder a desastres e auxiliar o MS e outros estados que necessitem de apoio.
Sucesso em Santa Catarina: Mali Conquista a Certificação
O grande sucesso da semana foi a cadela Mali, conduzida pelo Sargento Medeiros, que obteve a Certificação Nacional em Itajaí (SC). Essa conquista é vital, pois atesta a capacidade da dupla para atuar em missões de busca e resgate em todo o país.
A equipe em Santa Catarina contou ainda com o Soldado Francisco como Backup/Auxiliar. A participação dele foi uma oportunidade para observar o rigor dos testes, preparando-o para o futuro desafio de certificar sua filhote, atualmente em formação no setor de cães de busca do CBMMS.
Representação em Nível Nacional como Avaliadores
A expertise dos militares do MS foi reconhecida também na arbitragem dos eventos:
Em Belo Horizonte e Brumadinho (MG), o Tenente-Coronel Fábio atuou como Diretor de Provas e Árbitro.
Em Itajaí (SC), o Sargento Kalunga (cinotécnico que conduz a cadela Laika) participou como um dos Árbitros da certificação.
A possibilidade de ter militares atuando duplamente na certificação de uma cadela operacional e na arbitragem de eventos nacionais é resultado do apoio do Comando-Geral do CBMMS. Este investimento garante que o Mato Grosso do Sul possua equipes de busca com cães de excelência para salvar vidas.










