“Vidas Alheias e Riquezas Salvar”. Esse é o lema para você que escolheu integrar no seu cotidiano essa filosofia de vida: ser um integrante do Corpo de Bombeiros Militar e fazer parte de uma das instituições de maior credibilidade perante a opinião pública.
Portanto, para obter essa conquista, o militar em curso, deverá ser esforçado, trabalhar com dedicação, abnegação e, principalmente, amor ao próximo, respeito e orgulho pelo Corpo de Bombeiros Militar.
O Militar do CBMMS deve respeitar os princípios da hierarquia e da disciplina, ser corajoso diante dos perigos que lhes serão impostos no cotidiano da profissão, íntegro, realizar as coisas de maneira correta, ser honesto, justo, sincero, manter uma conduta ilibada na sociedade e cultivar o sentimento da honra e do dever militar.
O Bombeiro Militar não é apenas um servidor público atento às condutas sociais. O Militar é um profissional que coloca a prioridade dos outros acima da sua. Ser Bombeiro Militar é saber que enquanto alguns fogem do sinistro ele, por dever, estará entrando, enfrentando o perigo e vencendo o medo, pois foi preparado para aquele evento.
O aluno é aquele que está em busca do aprendizado e da maturidade, antes da habilitação profissional. Ele deve reunir um conjunto de características, consciente de que no momento da conclusão do seu Curso, a sociedade lhe exigirá competência, e pouco importará a pequena experiência na função.
Diante disso, comece agora, já, a compreender a base dos fundamentos que lhes serão exigidos na formação, pois, logo você será um Bombeiro Militar. Baixe o arquivo e se inteire das principais informações sobre os cursos de formação. Este manual não esgota os assuntos, os quais se completam com as demais legislações da corporação.