Para comemorar o dia de um dos mais estimados símbolos nacionais, a Academia de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul realizou um evento simbólico, no qual houve a queima da bandeira desgastada pelo efeito do tempo, e o hasteamento de uma nova ao meio-dia, conforme a Lei n° 5.700, de 1° de Setembro de 1971.
A solenidade contou com a presença do Comandante da Academia de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Tenente-Coronel Bruno Santos Moreira Leite.
Participaram também do evento os militares lotados na Academia e os cadetes do Curso de Formação de Oficiais e alunos do Curso de Formação de Soldados.
O Comandante da Academia ressaltou a importância do evento. “É uma data especial, pois lembramos da nossa República, da nossa soberania. Através desse símbolo, nós cultuamos e preservamos os valores da pátria”, disse o Tenente-Coronel.
Devido à Pandemia do Coronavírus, a solenidade foi realizada de acordo com todos os protocolos de saúde estabelecidos pelos órgãos competentes.
Dia da Bandeira do Brasil
É celebrado no dia 19 de Novembro. O rito foi instituído pelo Decreto n.° 04 de 19 de novembro de 1889, pelo Chefe do Governo Provisório, Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, quatro dias após a Proclamação da República.