Campo Grande (MS) – Na manhã desta sexta-feira (13), estiveram reunidos na sala do Comandante-geral, Coronel BM Joilson Alves do Amaral, os coronéis do alto escalão da Corporação, a fim de definirem estratégias conjuntas de atuação nos Incêndios Florestais na região do Pantanal. Na reunião também estiveram presentes, o Chefe do Centro de Proteção Ambiental do CBMMS, Tenente-coronel BM Waldemir Moreira, o Chefe da Assessoria de Comunicação da Corporação, Tenente-coronel BM Fernando Carminati, o Coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente-coronel BM Fábio Catarinelli e o Chefe da Seção de Operações, Tenente-coronel BM Alexssander Trindade.
No ano de 2019, os incêndios florestais tomaram proporções atípicas mundialmente e em Mato Grosso do Sul não foi diferente, pois o bioma cerrado-pantanal foi atingido pelas queimadas em dimensões devastadoras. Atenta a isso, a Corporação possui um plano de estiagem que está em vigor desde 25 de março, onde possui as fases de prevenção e preparação (abril a junho) e a fase de resposta (julho até 31 de dezembro).
No entanto, as mudanças climáticas contribuíram para uma reavaliação do Plano Estiagem, a fim de reorganizar o poder operacional da Corporação no atendimento imediato aos incêndios florestais, principalmente nas áreas em que foram decretadas situações de emergência, conforme decreto “E” n°58 de 11/096/2019.
Perfaz-se, que para manter a continuidade e a qualidade na prestação do serviço e o pronto emprego nas ocorrências de incêndios florestais foram adotadas medidas imediatas que permitirão uma eficiente resposta para a população sul-mato-grossense previstas nas cidades abrangidas pelo decreto.
