Campo Grande (MS) – Nesta quarta-feira (29), os alunos do Projeto Bombeiros do Amanhã – 1ºGBM receberam palestrantes do Projeto NOVA, uma ONG com apoio da Fundação de Assistência à Pessoa Humana (FUNASPH). A campanha Maio Laranja tem a finalidade de desenvolver ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com acompanhamento psicossocial às vítimas dessa problemática.

As palestras foram ministradas pelos integrantes do Projeto NOVA, Rose, Alex e Gláuber, que baseados em dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), revelaram que Mato Grosso do Sul lidera o ranking nacional de casos registrados de estupros de crianças e adolescentes. De 1º de janeiro até o dia 10 de abril de 2019, a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) registrou 141 crimes, sendo 9 tentativas de estupro, 10 violências doméstica e 122 estupros.
Maio Laranja
Durante o mês de maio são promovidas atividades para conscientização, prevenção e orientação sobre as formas de abusos contra crianças e adolescentes. Os objetivos da campanha são: dar publicidade para que se denuncie a violência e orientar os jovens sobre o que é abuso, como prevenir e denunciar este tipo de crime.

São realizadas diversas ações em todo o Estado, como palestras e capacitações nas escolas, voltadas para os profissionais de educação, pré-adolescentes e adolescentes; distribuição de material publicitário em prédios públicos, avenidas, igrejas, escolas e etc.; foi disponibilizado conteúdo digital com linguagem apropriada para crianças pequenas, adolescentes e vídeo-aula para qualquer adulto que tenha interesse em adquirir conhecimento e defender a causa.
Mais uma parceria de sucesso com a área de psicologia do Programa Rede Solidária em alusão à um fato relevante na vida das crianças e adolescentes do Projeto Bombeiros do Amanhã, que situado em uma região vulnerável, busca contribuir na educação e formação do caráter das crianças e adolescentes da região.