Aspirantes a Oficial participam de instrução de Maneabilidade Operacional Bombeiro Militar

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 20, 2018 as 05:50 | Voltar

Campo Grande (MS) - Com o intuito de interagir os Oficiais do CBMMS e os Aspirantes a Oficial, bem como, estimular o espírito de corpo e liderança de grupo através de simulação de missões de busca e salvamento aquático, altura, terrestre e atendimento pré-hospitalar, ocorreu entre os dias 14 e 16 de março de 2018 a Instrução de Maneabilidade Operacional Bombeiro Militar.

Na manhã do dia 14 de março (quarta-feira), os Aspirantes a Oficial recém apresentados receberam a missão simulada de localizar dois indivíduos os quais estariam desaparecidos na área rural da Cidade de Campo Grande, mais precisamente nas imediações da Fazenda Matinha (região norte). Diante da situação, iniciaram de maneira simultânea, simulações em busca em matas e cerrados e travessia da lagoa utilizando a técnica de natação utilitária, pilotagem de embarcação a remo e motor de popa, em seguida, realizaram simulações de salvamento aquático e mergulho emergencial utilizando Equipamento de Proteção Respiratória.

 

Já na madrugada do dia 15 de março (quinta-feira), a Equipe recebeu a missão de se deslocar até as imediações do Morro do Ernesto, local onde foi verificado vestígios dos dois indivíduos desparecidos. Após receber as coordenadas necessárias, a mesma planejou e executou uma marcha de 13 km até as proximidades, sendo que durante o deslocamento os mesmos se depararam com uma Cachoeira de 30 metros de altura localizada na Fazenda Água Branca, onde, para que o objetivo fosse alcançado, tiveram que transpô-la utilizando a técnica de rapel. Após transposto o obstáculo, os Aspirantes a Oficial deslocaram até a sede da Fazenda Morro do Ernesto, onde deram continuidade ao planejamento e execução das atividades buscas em matas e cerrados.

Após 48 horas de operações, as vítimas foram localizadas na madrugada do dia 16 de março (sexta-feira), onde foram devidamente assistidas e imobilizadas para a remoção das mesmas até o cume do Morro do Ernesto, onde foram recepcionados pelo Supervisor das Instruções, TC QOBM Steica e pelos 20 Oficiais Subalternos das mais diversas OBMs da Capital que estiveram empenhados diretamente na Operação, onde foi enaltecido os valores, éticas e deveres do Oficial Bombeiro Militar.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.