Aspirantes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul produzem e apresentam Artigo Científico sobre Cinoterapia e Auxílio em Busca Subaquática com Cães ao Curso de Formação de Oficiais I/2016/12ª Turma do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 27, 2018 as 11:22 | Voltar

Coxim (MS) – Os artigos foram apresentados pelos então cadetes Joelhe Rodrigues de Alencar e Peter da Silva Santos, a Banca da Academia e Ensino Bombeiro Militar - CAEBM, como parte das exigências para a conclusão do Curso de Formação de Oficiais – CFO-I/2016/12ª turma, e obtenção do título de Aspirantes a Oficial do CBMMS. Os Aspirantes tiveram como orientador o 1º Ten QOC Luciano Alexandre de Freitas do CBMGO e o Comandante do 5° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, (5º SGBM/Ind), Cap QOBM Fábio Pereira de Lima,  como Coorientador em seus Artigos Científicos apresentado ao Comando da Academia.

O Curso de Formação de Oficiais, iniciou no ano de 2016, com militares do Amapá, Piau e 12 aspirantes do Mato Grosso Sul, 10 homens e 02 mulheres e os artigos apresentados pelos alunos Alencar e Peter foram especificamente nas áreas de Terapia Assistida por cães e a importância da ferramenta de auxílio na busca por cadáveres submersos, áreas essas que o Cap Fábio Pereira de Lima é Especialista, sendo idealizador e Coordenador do Serviço no Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, através do projeto social “Cão Herói, Cão Amigo” Projeto esse em funcionamento desde 2012 no CBMMS, nas cidades de Corumbá, Campo Grande e atualmente também no município de Coxim, desenvolvido pelos militares do 5º SGBM/Ind, com o objetivo de auxiliar no tratamento e na melhora da qualidade de vida das crianças com necessidades especiais, sendo realizado nas escolas, e nas instituições como asilos e casas de repousos para idosos. Inserido neste contexto, a modalidade de tratamento utiliza cães, devidamente treinados para fins de intervenções em processos terapêuticos, visando a utilização dos amigos de quatro patas no tratamento de pessoas com necessidades especiais, para que possam desfrutar dos benefícios desta, através dos trabalhos com a fala, motricidade, afetividade, interação social e estimulação.

O Cadete Joelhe Rodrigues de Alencar, apresentou seu trabalho visando auxiliar a criação e implantação do projeto social de Terapia Assistida por Cães (Cinoterapia), para atendimento de pessoas com deficiência e idosos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), e sugeriu a criação do projeto social “Cão Bombeiro meu melhor amigo” e manual de terapia assistida por cães objetivando facilitar e incrementar a atividade, com a sugestão de ações para os bombeiros militares que estarão na linha de frente.

Já o Cadete Peter da Silva Santos, apresentou sobre a importância da utilização de cães como meio de auxilio nas buscas por cadáveres em operações subaquáticas, explanando sobre as vantagens proporcionadas pela acuidade olfativa dos cães, sendo eles capazes de farejar um cadáver, mesmo quando submerso, permitindo assim, a delimitação de sua provável localização, podendo assim, ao final concluir que a utilização dos cães como auxílio nas buscas por cadáveres submersos pelo CBMGO, poderá aumentar a eficiência das operações, reduzir o tempo de busca e minimizar a exposição dos mergulhadores aos riscos inerentes à atividade de mergulho.

O Comandante do 5º SGBM/Ind, Cap Fábio Pereira de Lima, parabeniza aos novos Aspirantes em especial aos Aspirantes Alencar e Peter pela aprovação e divulgação de uma ferramenta imprescindível e de baixo custo aos Corpos de Bombeiros do Brasil. Parabéns a todos! Sejam Bem-Vindos!!!

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.