Ao chegar ao local, foi constatado que o quadro de distribuição de energia estava em chamas e o ambiente tomado por fumaça
Fumaça tomou conta do ambiente
Caarapó (MS)- Na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 01/03/2017, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, em Caarapó-MS, foi acionada via ligação ao número de emergência 193, para atender uma ocorrência de princípio de incêndio em uma loja de departamentos, na região central da cidade.
Ao chegar ao local, foi constatado que o quadro de distribuição de energia elétrica, localizado no acesso ao segundo pavimento, estava em chamas, tendo presença abundante de fumaça no local.
“Ao efetuar o combate às chamas com a rede energizada, a atenção tem que ser redobrada, principalmente porque, ao jogar água, por exemplo, há risco de choque elétrico fatal” informou o 3º sargento Moisés, responsável pela operação. O quadro de força que desliga manualmente a energia elétrica geral da edificação estava em chamas, sendo assim não foi possível desligá-lo antes de efetuar o combate às chamas. A guarnição utilizou extintores de pó químico seco “Pó BC”, disponíveis na própria loja, para efetuar a extinção das chamas.
Simultaneamente, a Central de Operações acionou a empresa Energisa para efetuar o desligamento da transmissão da rede elétrica, a fim de verificar as causas do incidente e evitar o surgimento de novo incêndio.
O Corpo de Bombeiros Militar alerta para que as instalações elétricas sejam sempre feitas por profissionais capacitados e credenciados e que constantemente passem por manutenções. Quando presenciar este tipo de incidente, acione o Corpo de Bombeiros Militar imediatamente, acione a Brigada de Incêndio, caso tenha no local, e jamais jogue água. A água é um condutor elétrico e em contato com equipamentos energizados poderá resultar em choque elétrico fatal.
Disjuntor e circuitos danificados