Atividades realizadas pela Academia de Bombeiros Militar no mês de outubro.

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 1, 2017 as 14:09 | Voltar

Campo Grande (MS) – Durante o período de outubro a Academia de Bombeiros Militar ministrou dois Cursos Guarda Vida de Piscina, sendo um para o Exército e o segundo para professores e auxiliares do Município de Campo Grande-MS,  realizou prevenção no 11° Congresso da Juventude Cristã, em São Gabriel do Oeste,  e iniciou planejamento das atividades do Curso de Formação de Sargentos CFS-2018, destacando a Conclusão do Curso de Especialização em Salvamento Terrestre pelo 1° Ten QOBM Shiroma.

Cursos de Guarda Vida de Piscina - Sob coordenação do especialista em Salvamento Aquático 2° Tenente Baumgardt e 3º Sargento Gilmar, o curso para o Exército foi realizado no Circulo Militar de Campo Grande com uma aula teórica no dia 02, aulas práticas nos dias 03, 04 e 05 e finalizado no dia 06 com uma avaliação prática do conteúdo ministrado, já o curso para o Município de Campo Grande, com aulas do dia 16 ao dia 20, realizado no Centro Municipal de Treinamento Esportivo-CEMTE, contou com o auxilio dos seguintes militares, ST Nilson Gonçalves, 2° SGT Martinha, 3° SGT Rodrigues Junior.

Durante os cursos foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre Sinais Vitais, Exame Primário, Exame Secundário, Ressuscitação Cardiorrespiratória, Desobstrução das Vias Aéreas, Fratura, Hemorragia, Remoção e Transporte, Sistema Respiratório, Tipos de Acidente em meio líquido, Afogamento, Suporte Básico de Vida, Técnicas de Salvamento sem equipamento, Técnicas de Salvamento com equipamento, Técnicas de Apnéia estática e dinâmica, Mergulho Livre e Técnicas Pesquisa de Fundo.


Ao total foram 16 (dezesseis) alunos que concluíram com êxito a avaliação, e receberão certificados que habilitarão a atuarem como Guarda Vida de Piscina, sendo 12 (doze)   militares e 04 (quatro)  servidores municipais.

Prevenção - A Academia de Bombeiros Militar também se fez presente no 11° Congresso da Juventude Cristã, realizado no acampamento Batista Céu Azul, localizado no município de São Gabriel do Oeste. O congresso foi realizado de 12 a 15 de outubro, contando com atividades como cultos, esportes, trilhas, banho em cachoeira e piscina. A ABM, representada por seus militares, atendeu aproximadamente 100 participantes com serviços de prevenção em Atendimento Pré-Hospitalar e Salvamento Aquático.

Planejamento - A Divisão de Ensino da ABM durante o mês de Outubro iniciou ações de planejamento das atividades do Curso de Formação de Sargentos CFS-2018, realizando confecção dos quadros de trabalhos semanais. Tais atividades devem ser realizadas nos próximos meses, devido a grande demanda de atividades do Curso.

Conclusão de Curso - No último dia 27, na Escola Superior de Bombeiros-ESB localizada na cidade de Franco da Rocha-SP, o 1ºTen QOBM Victor Heidy Shiroma concluiu o Curso de Especialização em Salvamento Terrestre - CSTER I/2017, com duração de 45 dias. O Curso de Salvamento Terrestre aborda assuntos como Manuseio de equipamentos, Corte de árvores, Espaço confinado, Salvamento Veicular, busca em matas, dentre outros.  Participaram do curso 18 alunos, sendo 16 do estado de São Paulo, 01 do Estado do Pará e 01 do Estado de Mato Grosso do Sul.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.